Se o seu gato ficou com os olhos inchados, você poderá usar alguns remédios caseiros, como a camomila. Uma infusão desta erva, preparada como um chá, deve ser aplicada fria com uma gaze nos olhos de seu gato, isso vai aliviar a coceira e os olhos irão desinflamar.
Tratamento do glaucoma em gatos pode ser feito com colírios, laser ou implante.
Conjuntivite em gatos: Prevenção e tratamento A limpeza frequente dos olhos por meio de gazes esterilizadas e humedecidas com soro fisiológico pode representar uma boa forma de ajudar a manter os olhos dos cachorros e dos gatinhos limpos e saudáveis, combatendo a tendência destes animais para padecer de conjuntivite.
A conjuntivite pode detetar-se facilmente pelos seus sintomas mais comuns como: Irritação da conjuntiva ocular, ou seja, vermelhidão dos olhos e das suas mucosas (parte interna das pálpebras). Lacrimejar constante que chega a causar o inchaço dos olhos.
A terceira pálpebra dos gatos pode aparecer em um ou ambos os olhos do gatinho. No primeiro caso, é muito provável que o animal tenha sofrido uma lesão ou tenha um objeto estranho no globo ocular. Se a membrana nictitante se projetar de ambos os olhos, é mais provável que o gato esteja doente.
Algumas medidas podem ser realizadas até a chegada do pet no serviço especializado: umedecer o olho com solução fisiológica para a remoção de sujidades, instilação de colírios lubrificantes para evitar o ressecamento e proteger o olho para evitar a automutilação com o uso de colar protetor.
A limpeza diária das secreções para evitar que sequem e formem feridas, seja com soro fisiológico ou com produtos específicos, é fundamental nestes gatos. Se o nosso veterinário considerar oportuno pode recomendar a aplicação de uma lágrima artificial para prevenir problemas na córnea.
Não existe um remédio para gripe de gato que seja específico. O tratamento indicado é para minimizar os sinais clínicos e controlar, ou impedir, a ação de bactérias oportunistas. Para isso, o médico-veterinário costuma avaliar o pet e indicar um antibiótico de amplo espectro.
A exoftalmia ou proptose ocular é o termo médico usado para nos referirmos a “olhos salientes” ou “olhos saídos”, isto é, quando todo o globo ocular está mais “saído” do que é habitual ou em termos técnicos surge a protrusão do globo ocular.
A proptose ou prolapso consiste no deslocamento súbito do bulbo ocular, ou seja o olho sai da órbita. É causada por traumas, brigas e em alguns casos, neoplasias (tumor).
Quando os gatos fecham os olhos na presença de outro animal ou humano, é um sinal de confiança, aspecto fundamental do amor. Qualquer coisa pode acontecer quando os olhos do seu gato estão fechados. Assim, quando eles fecham os olhos e deixam você acariciá-los, isso mostra sua total e irrestrita confiança.
Geralmente, acontece quando o gato está relaxado e feliz. Então, a interpretação é que essa expressão é o sorriso do gato. Todo dono quer demonstrar que é amigável na comunicação com os gatos e está aberto à interação.
Miado curto = “Oi!” Vários miados = “Estou muito feliz!” Miado longo e baixo = “Tenho um pedido especial.” Lambida = “Eu te amo!”
Segundo ela, os gatos afofam porque se lembram de sua mãe e do período em que era filhote! Este movimento é comum nos gatos bebês enquanto mamam. As patinhas estimulam a produção de leite. Gatos adultos fazem isso inconscientemente, quando estão em uma situação agradável, tranquila e confortável.
O ato de afofarem deixava o local mais aconchegante. Por isso, quando encontram uma coberta ou alguma coisa que possa ser usada para dormir, eles afofam antes. Assim, garantem a qualidade da soneca.