De acordo com Catania (1998/1999), o procedimento de extinção é definido como a suspensão da liberação do reforço. Como resultado desta operação, o responder é enfraquecido e retorna para os níveis prévios, anteriores ao reforçamento.
A extinção operante ocorre quando o reforço, depois de um tempo de reforçamento, não seria mais disponibilizado para a resposta do sujeito, fazendo assim com que haja uma quebra na contingência. Já na extinção respondente, o estímulo condicionado simplesmente para de eliciar a resposta.
É chamada Extinção Respondente o processo de se enfraquecer a associação entre um Estimulo Condicionado e um incondicionado a qual ele foi pareado anteriormente. Com isso se espera que o produto do pareamento (a resposta condicionada) deixe de ser emitida.
Condicionamento de ordem superior condicionamento respondente que se estabelece a partir do pareamento de um estímulo condicionado com estímulo neutro.
O estímulo é definido como uma modificação de alguma parte do ambiente que é percetível por um indivíduo através da excitação de um dos órgãos recetores do organismo, isto é, dos sentidos. ... As modificações ambientais, ou os estímulos, libertam uma quantidade de energia que leva a uma resposta por parte do indivíduo.