EQST

Como Surgiu A Burguesia Mercantil?

Como surgiu a burguesia mercantil?

Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.

Como e onde surgiu a burguesia?

O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais. A palavra tem origem em “burgos”, que significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”.

O que representa a burguesia?

Pessoa da classe média. ... Pessoa de haveres, mas pouco delicado. 4. De burguês ou da burguesia.

Quem foi a burguesia na Idade Média Unopar?

A classe social que surge com o intenso desenvolvimento comercial e desenvolvimento das cidades e que passou a buscar o poder. Os burgueses eles tinham interesse no desenvolvimento do comércio e eram habitantes dos burgos. Isso porque os burgueses eram principalmente os médios e grande comerciantes da idade média.

Quando a burguesia chegou ao poder?

A partir das Revoluções Francesa e Industrial, a burguesia firmou-se em seu papel de poder. Durante a Idade Média, a burguesia contribuiu para a fortificação dos Estados Nacionais ao juntar-se com os reis para garantir a compra de terras, expansão das cidades e consequentemente, pagamento de impostos à Coroa.

Como a burguesia enriqueceu?

Resposta. A burguesia enriqueceu quando o rei começou a perder poder e os senhores feudais começaram a ganhar mais força assim como a Igreja Católica. Como os burgueses não tinham mais que pagar tantos impostos, tinham mais recursos para si. Quanto menos poder o rei tinha, mais poder a burguesia ganhava.

Como a burguesia contribuiu para a formação dos Estados nacionais?

A classe burguesa contribuiu para a formação dos Estados Nacionais por ter apoiado o projeto de centralização dos monarcas, com recursos financeiros e apoio político, já que a burguesia era uma classe com poder econômico em ascensão.

Quais foram os motivos que levaram à formação dos Estados nacionais?

Explicação: No plano político, a Europa, durante a Idade Média, estava dividida entre os senhores feudais, O poder dos reis era apenas decorativo. Já a partir do século XIII, a burguesia, por razões econômicas, aliou-se ao rei para combater a nobreza feudal, daí possibilitando o surgimento dos Estados Nacionais.

Quais foram os elementos essenciais para a formação das monarquias ou Estados nacionais?

Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais. Assim, foram se extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.

O que foi a aliança entre o rei e a burguesia?

A aliança entre Rei e burguesia, ou seja, entre monarquias centralizadoras nacionais e os “senhores do comércio”, se deu por meio de um acordo de benefícios e vantagens mútuas.

Qual é a relação entre o rei e a burguesia?

Era uma relação de interesses, O rei dava a burguesia proteção contra os impostos altos dos senhores feudais e ampliavam medidas favoráveis ao comércio e em troca a burguesia que era rica dava apoio financeiro ao rei.

Qual o motivo para que surgisse a união entre o rei e a burguesia?

Resposta. Resposta: o rei precisava da ajuda dos burgueses para financiar o seu exército e os burgueses precisavam do rei para unificar a sua moeda e melhorar o comercio.

Porque a realeza tinha interesse em beneficiar a burguesia?

3- - A realeza tinha interesse em beneficiar a burguesia porque precisava do apoio financeiro para fortalecer seu poder e o Estado Nacional. 4- O Estado Nacional como a unificação territorial sob uma nova monarquia hereditária , havendo unificação do exercito , da moeda, dos impostos e da língua.

Quais eram os interesses que levaram os reis e a burguesia a estabelecerem alianças no final da Idade Média?

Resposta: Aos reis interessava os amplos recursos que os burgueses controlavam, algo especialmente útil no início da Idade Moderna, em que o comércio vivia uma “era de ouro”.

Quais os interesses da burguesia em criar uma aliança com os reis?

os reis viram que o aumento de produção nacional gerava mais impostos... dessa forma, passou a apoiar a produção nacional e a taxar pesadamente as importações.... além disso, os burgueses ajudaram os reis na tarefa de acabar com as rebeliões, financiando e equipando o exército nacional, emprestando dinheiro, etc.

Quais eram os interesses da burguesia em apoiar o rei?

Resposta: A burguesia apoiou a unificação nacional, pois viam no rei a única autoridade capaz de facilitar e ampliar os seus negócios, fazendo leis para proteger e conceder privilégios comerciais.

Quais as vantagens comerciais obtidas pela burguesia ao firmar aliança com o Rei?

a. As vantagens comerciais recebidas pela burguesia ao firmar a aliança com o rei abrangiam desde a maior liberdade de realização de comércio até a simplificação e redução dos impostos pagos às coroas.