O manguezal é um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas. ...
Não confunda o que é o manguezal com o que é o mangue. Mangues são as plantas, espécies de árvores, que se desenvolvem na paisagem dos manguezais, seu habitat natural. A vegetação varia muito, porque é um ambiente comum em muitas regiões diferentes.
Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.
O mangue-vermelho (Rhizophora mangle), também conhecido como sapateiro, é uma espécie típica de manguezal. O nome da árvore é assim dado pois, quando sua casca é raspada, apresenta uma coloração avermelhada típica da espécie. A respiração da planta é feita através de rizóforos, que também auxiliam a sua sustentação.
Os manguezais têm sua importância registrada desde a época do Brasil colonial. ... Os índios residentes no litoral brasileiro, tupi-guaranis, se utilizam dos manguezais para diversas atividades, estabelecendo uma cultura nos locais. Eles pescavam nas regiões, além de coletar moluscos marinhos, como ostras e mexilhões.
No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.
IMPORTÂNCIA DOS MANGUEZAIS É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico.
Terreno pantanoso à margem das lagoas ou nos desaguadouros dos rios, onde em geral vegeta o mangue.
substantivo masculino Terreno em que crescem mangues. Etimologia (origem da palavra manguezal). Mangue + z + al.
Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento e contracultura surgido no Brasil a partir de 1991 em Recife, Pernambuco, que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica.
O Movimento Manguebeat surgiu na década de 90. Mais especificamente no ano de 1991, quando cinco amigos chamados Chico Science, Fred Zero Quatro, Helder Aragão, Mabuse e Renato L decidiram movimentar a cena cultural do Recife.
Chico Science
Caranguejos com cérebro
O Movimento Manguebeat desenvolveu-se em Recife, capital do estado de Pernambuco, a partir de 1991, e consistiu em uma “cena cultural”, especialmente de corte musical, que misturava elementos da cultura regional de Pernambuco, como o maracatu rural, com a cultura pop, sobretudo o rock'n roll e o hip-hop.
O Recife foi berço do Movimento Manguebeat, que surgiu no início da década de 1990 e teve como principais idealizadores Chico Science, Fred Zero Quatro, Renato L, Mabuse e Hélder Aragão.
O caranguejo, crustáceo que reside nos manguezais, tornou-se um dos símbolos do mangue beat. O mangue beat é um movimento de contracultura que surgiu na cidade de Recife, no começo da década de 1990, especificamente no ano de 1991.
C'est l'insertion dans l'espace social, des jeunes «en marge». Il s'agit, à travers le Mangue Beat, de penser la musique comme une façon de penser le présent, l'être humain et sa sociabilité. Mots cléfs : Musique, identité, insertion sociale, esthétique.
Os integrantes vestiam: chapéu de palha, típico da cultura pernambucana, aliado a acessórios da cultura pop, como óculos escuros, camisas estampadas, tênis e colares coloridos produzindo um efeito visual acentuado em seus integrantes.
Nos anos 1990 esses jovens, Fred Montenegro, Renato Lins e Francisco França, se reúnem e montam um festival conhecido como “Viagem ao centro do mangue” o festival tinha por intenção mesclar esses ritmos com os ritmos regionais e desse festival nasce o que ficou conhecido como “Manguebit” que seria batizado mais tarde ...
Resposta: A moda também foi influenciada pelo movimento Mangue, um movimento regionalista de Pernambuco que surgiu em 1991. O Movimento Mangue visava ressaltar a cena musical, cultural e da moda com elementos da cultura pernambucana, tal como o maracatu e as cores regionais, que impactaram o vestuário.
Podemos evidenciar primeiramente que o denominado Manguebeat trata de um um movimento contracultura surgido no Brasil a partir de 1991 em Recife (Pernambuco), que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk americano e música eletrônica.
O Movimento Manguebeat desenvolveu-se em Recife, capital do estado de Pernambuco, a partir de 1991, e consistiu em uma “cena cultural”, especialmente de corte musical, que misturava elementos da cultura regional de Pernambuco, como o maracatu rural, com a cultura pop, sobretudo o rock'n roll e o hip-hop.