Na prática, se o seu objetivo é aprender a se relacionar de maneira saudável consigo mesmo e com os outros, a crescer e proteger sua felicidade em resposta às táticas do narcisista, seu primeiro passo é estabelecer uma intenção de impedir que suas táticas desperdicem sua energia e emoções.
A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.
Converse com a pessoa e abra o jogo. Não permita que ela o trate como bem entender. Procure sempre incentivar o narcisista a ser uma pessoa melhor, a pensar mais no outro, na dor do próximo. Alguém nessa condição precisa realmente se amar de verdade, confiar em si mesmo, resolver suas inseguranças e traumas do passado.
2) Encontre palavras-chave. Ao invés de falar diretamente sobre narcisismo, encontre palavras-chave relacionadas a comportamentos e características da personalidade recorrentes, que podem ser repetidas incansavelmente em diálogos e ocasiões onde se faz necessário abordar o assunto.
O Manual MSD define o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) como “um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia”. ... O comportamento narcisista, geralmente, possui as seguintes características: carência por admiração, ausência de empatia e padrão invasivo de grandiosidade.
Caso precise trabalhar junto a um narcisista, não dê muita atenção para suas provocações e guarde materiais que comprovem a realização de suas atividades. Assim, você evita que ele diga que fez todo o trabalho sozinho ou que foi o responsável por todas as decisões certas.
1ª: deixe que ele se exiba – como uma menininha que desfila, orgulhosa, sua fita cor-de-rosa no cabelo, o chefe narcisista gostará de desfilar seus predicados para você. Mostre-se receptivo a ouvi-lo e sorria enquanto o faz.
Por isso, seguem algumas dicas para lidar com pessoas arrogantes no trabalho:
Veja quais são os sinais que mostram que você está lidando com um líder narcisista:
Características do chefe O chefe grita ordens, se portando como alguém superior, com quem seus colaboradores não possuem abertura; O chefe ordena a execução de trabalhos; O chefe já “sabe de tudo”, e não escuta e não percebe o talento que a equipe tem a oferecer.
Identifique sinais que revelam se uma pessoa está a fim de você
Sintomas do transtorno de personalidade narcisista
Quando uma pessoa se mostra muito segura de si e cultuando a si mesma com bastante entusiasmo é comum dizer que esta é uma pessoa narcisista. O termo vem da mitologia grega. Narciso era um jovem belo, filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope. ... Daí vem o termo narcisista.
Controle oculto Os narcisistas realmente não gostam de pedir coisas diretamente porque isso os coloca em uma posição de se sentirem dependentes ou até mesmo serem ignorados. Os narcisistas tramam uma situação para conseguir o que precisam.
Só um detalhe: o narcisista nunca vai te descartar definitivamente. Você estará na lista de backups, e não se assuste se, exatamente quando você estiver melhorando, a pessoa abusiva aparecer do nada, e te levando novamente ao sofrimento. Para as pessoas abusivas não existe amor, empatia, romantismo.
O Narcisista busca suprimento narcísico em uma relação ''afetiva'', almejando: poder, status, sexo, dinheiro, algum benefício na relação. Geralmente suas vítimas são Empatas, Dependentes Emocionais e/ou pessoas com Baixa Auto Estima. ... O Narcisista se transforma em uma extensão de todos os desejos e sonhos do parceiro.
Eles definem os narcisistas como indivíduos propensos a "se envolver em comportamentos arriscados, sustentar uma visão de superioridade irrealista de si mesmos, excessivamente confiantes, que mostram pouca empatia pelos outros e sentem pouca vergonha ou culpa".
O narcisismo é caracterizado como um excesso de apreço e culto a si mesmo. É uma característica que esbanja ego e constituição do amor próprio que segundo a psicanálise é um traço fundamental na formação do ser humano para que ele consiga sustentar a autoestima.
A mãe narcisista manipula a filha por meio do amor incondicional desta e a adestra a acreditar em sua suposta inferioridade, assim como na suposta responsabilidade vitalícia pelo seu bem-estar, seja emocional, psicológico ou financeiro, independente da maneira como é tratada.
A definição corresponderia ao chamado narcisismo primário, uma concentração de libido dentro do eu. Posteriormente, na vida do sujeito, quando a libido antes dirigida para os objetos externos se retrai para o ego (então já constituído), fala-se em narcisismo secundário.
Para Sigmund Freud, o narcisismo é uma fase do desenvolvimento das pessoas. É um estágio em que verifica-se a passagem do autoerotismo, ou seja, do prazer que é concentrado no próprio corpo, para eleição de outro ser como objeto de amor.
Provavelmente você já escutou o termo “narcisista” para se referir a alguém que adora exageradamente o próprio corpo. No entanto, do ponto de vista da psicanálise, o narcisismo é um elemento fundamental para a composição da identidade, ou seja, da forma como um indivíduo se enxerga perante o mundo.
O termo Eu Ideal apareceu pela primeira vez no texto de Freud: “Uma Introdução ao Narcisismo” (1914) e nos remete diretamente ao Narcisismo Primário. ... O Eu Ideal seria essa instância em que o Eu do bebê está repleto da libido e dos ideais de perfeição dos pais.
Significado de Ideal adjetivo Que só existe na imaginação; fantástico, quimérico: mundo ideal. Que possui a suprema perfeição; perfeito: beleza ideal. Relativo a ideia; que só tem existência no pensamento; imaginário.