Com serragem na panela Forre a panela com papel alumínio e sobre ele coloque a serragem específica para de isso. Na peneira ou grelha coloque o alimento a ser defumado. Tampe (se não tiver tampa, abafe com alumínio) e leve ao fogo. A fumaça vai subir e envolver o alimento.
Transformar o sabor de proteínas, legumes e frutas. A defumação nada mais é do que a exposição de alguns tipos de alimentos à fumaça da queima de lenha ou serragem, com o objetivo de conservar ou modificar o seu sabor. Na gastronomia, os alimentos que costumam ser defumados são as carnes e alguns tipos de peixes.
Salmoura
Coloque uma grelha sobre a serragem a uma distância suficiente para que o alimento não entre em contato direto com o pó da madeira — mais ou menos 10 centímetros. Acenda o fogo e espere a serragem começar a queimar. Em seguida, coloque o alimento na grelha e tampe a panela.
Passo a passo para defumação caseira no forno: Leve ao forno a 250º C na grade inferior. Deixe fechado por pelo menos 10 minutos para que comece a liberar fumaça. Coloque o alimento a ser defumado na grade superior. Pode-se usar papel alumínio como suporte.
Instruções
Modo de Preparo 2. com o braseiro pronto e a grelha a uma altura de 50 cm, coloque a costela, virando a cada 15 min. e colocando o resto do tempero, para que a mesma doure, sele e defume. 3. após, envolva a costela em papel alumínio (03 voltas), volte a brasa por mais 04:00 h, sempre com o osso voltado para baixo.
Colocando a carne Feche a churrasqueira, sempre verificando se as saídas de ar estão abertas. Vá reabastecendo com lascas de madeira a cada 30 minutos, depois com carvão novamente, sempre nessa ordem. Nunca deixar o carvão apagar completamente e defume até conseguir o efeito desejado.
Condicione a churrasqueira, se for necessário. Abra todos os respiradouros e acenda o fogo na área indicada. Deixe o fogo aceso por 30 minutos com os respiradouros abertos. Deixe o fogo morrer e esfrie a churrasqueira para usar uma outra hora. Ou use-a depois de esquentar por 30 minutos.
Separe as carnes para assar: nunca misture os tipos de carne na churrasqueira, como carne vermelha e frango. Isso faz com que o sabor e tempero de um interfira no paladar da outra. Atenção às carnes congeladas: descongele com 12 horas de antecedência.
É que, além de ser uma ótima opção para preparar carnes mais duras – como costela e pernil – a churrasqueira a bafo também pode ser utilizada para o preparo de peixes e até mesmo de receitas vegetarianas que ficam ótimas na grelha. Outro ponto bacana desse tipo de churrasqueira é que ela faz menos fumaça.
Descubra quais são as melhores carnes para fazer churrasco no bafo
As churrasqueiras a bafo produzem menos fumaça, o que é ótimo para quem mora em apartamento. Além disso, são econômicas, já que usam menos carvão, e muitas vezes têm um preço bastante acessível. Pela tampa, você consegue controlar a chama pelo regulador de ar e deixar seu churrasco no ponto ideal.
Depois de fria, coloque-a de molho numa solução de água e vinagre. A sujeira vai se desprender, se você passar uma esponja macia com detergente. Depois, basta aplicar uma solução de bicarbonato e vinagre nas partes externas da churrasqueira, usando uma escova. Por último, passe um pano molhado e deixe-a secar.
Coloque as grelhas na água com sabão e deixe de molho por 15 minutos. Se elas não forem esmaltadas, o tempo de molho deve ser mínimo; isso reduz a possibilidade de que elas enferrujem quando você as estiver secando.
Primeiro, faça uma bola de papel-alumínio e esfregue a grelha com força. Isso removerá a maior parte da sujeira. Se necessário, faça uma pasta grossa de bicarbonato de sódio e água e, com uma esponja de aço, esfregue toda a grelha. Espere 15 minutos e, então, utilize um pano limpo para retirar a pasta.