são escritas em letra redonda e com inicial maiúscula (exceto no caso de bactérias, cujas categorias acima de gênero são escritas em itálico).
Sendo assim, a nomenclatura cientifica é importante para classificar, catalogar e facilitar os estudos sobre os seres vivos, as experiencias, criando um padrão em toda a comunidade cientifica.
Os nomes científicos facilitam muito na hora dos estudos, isso porque, temos uma divisão de todos os animais em grupos e especies, sendo que com os nomes conseguimos identificar quais são do mesmo grupo ou não, e assim chegar as especies diferentes.
Nomenclatura botânica é a disciplina que trata de dar nomes aos taxa por meio de princípios e regras listados pelo Código Internacional de Nomenclatura Botânica. ... O propósito principal do ICBN é fornecer um nome correto para cada grupo taxonômico dentro de um sistema estável (um sistema de classificação).
A exsicata é a unidade fundamental do acervo e nela estão contidas as informações necessárias para o desenvolvimento de estudos florísticos, fenológicos, checklists, revisões taxonômicas e sistemáticas, descoberta de novas espécies, informações geográficas de maior abrangência como os Estados da federação e Biomas de ...
A principal função de um herbário é abrigar fragmentos ou amostras da biodiversidade vegetal. O conhecimento sobre a abrangência das características das espécies vegetais é dado pelas informações contidas em herbários. Eles servem de documentação de pesquisas botânicas, especialmente taxonômicas e florísticas.
A herborização é o processo de preparação do material vegetal coletado para preservá-lo em uma coleção de plantas denominadas herbário. ... A Herborização inicia-se com a coleta, tomando-se o cuidado de coletar plantas que contenham estruturas reprodutivas, como flores, frutos e sementes, o que facilita a identificação.
Uma maneira de acelerar o processo é trocar os jornais e o papelão semanalmente, mas o procedimento é delicado e há o risco de estragar as amostras de plantas. Após o período de secagem, abra a prensa e retire as plantas secas com cuidado. Utilize papel sulfite ou cartolina para montar cada exsicata.
Vamos montar um Herbário?
Com as plantas deitadas:
Leve ao micro-ondas de 1 a 3 minutos, as flores maiores e mais grossas levam mais tempo e as menores menos tempo. A dica da Lily é sempre deixar pelo menos 30 segundos no micro-ondas sem o tijolo de cima, para a flor secar completamente. Mas nunca tirar o tecido superior, pois ele ajuda a manter a flor lisa.
Arrume as folhas na prensa. Coloque um azulejo ou um pedaço de papelão na área de trabalho. Ponha um pouco de papel absorvente por cima, arrume as folhas,cubra com mais papel absorvente, um pedaço de papelão e o segundo azulejo, se estiver usando cerâmica. Prenda tudo com o elástico.
Usando livros pesados. Coloque as flores preparadas entre duas folhas de papel-manteiga. Esse material é usado para absorver o excesso de umidade das flores enquanto elas secam. Organize as flores para que nenhuma das pétalas, folhas ou caules se sobreponham.
Método 1 de 3: Apare a folhas e corte o caule de cada flor com o comprimento ideal — em média, 15 centímetros. Guarde as flores em um lugar escuro. Assim que possível, guarde as flores em um lugar escuro, como um armário ou a despensa, para evitar que a luz do sol as resseque. Escolha um local ventilado.
Ponha os maços em um local fresco e seco, onde elas não sejam perturbadas. Pendure-os no arame usando o fio, de forma que eles não fiquem tortos. As flores secarão na mesma direção que estão penduradas, tente garantir que todos os botões estejam virados para o chão. Aguarde de 2 a 4 semanas para uma completa secagem.
Para preservar a cor das flores, é importante evitar qualquer entrada de luz solar no ambiente depois de apará-las. Encontre um local seco, com sombra e circulação de ar, como um armário em desuso. Suspenda as flores de cabeça para baixo com um grampo na ponta inferior da haste, o qual será fixado ao fio.
Corte-as com cuidado e cuide para que apenas o caule esteja submerso. Arranque os espinhos das rosas nos lugares que ficam mergulhados na água. Borrife água nas pétalas das flores, no começo ou no final do dia, e troque o líquido do vaso a cada dois dias. Mas jamais exponha as flores úmidas ao sol.
A água da jarra Coloque o buquê na água. Verifique se a água é suficiente para cobrir todas as hastes e remova com cuidado as folhas que estiverem submersas para evitar a contaminação por bactérias. Se houver muitas folhas no vaso, retire o excesso para facilitar a respiração das flores. Remova também os espinhos.
Pingue álcool na água de vasos de flores. Além de eliminar o mal cheiro, elas duram mais. As flores permanecerão viçosas por mais tempo quando à água do vaso forem acrescentadas 2 colheres (sopa) de vinagre e 2 colheres (sopa) de açúcar.
Saiba como manter as flores do vaso sempre bonitas