No Windows, insira o CD de instalação do Ubuntu na unidade de CD/DVD e reinicie a máquina." "Com o computador desligado, insira o CD de instalação do Ubuntu". Só se tiver um "clip de papel" para abrir a bandeja do leitor de CD/DVD.
É possível recuperar o GRUB com o aplicativo Boot Repair. Há duas formas de se obter o Boot Repair: Utilizar uma sessão live(pendrive, CD ou DVD) de uma ISO de uma distribuição Linux, e fazer o download do aplicativo, acessar o aplicativo e fazer o reparo seguindo os passos que ele sugere.
Como recuperar o GRUB em 3 comandos - Esse funciona!
As etapas de recuperação
Tutorial. Ao iniciar a mídia de instalação do Manjaro, clique em Detected EFI Bootloader (se esta opção não aparecer, o UEFI não está ativado em seu computador). Na próxima tela, selecione a entrada de boot com o nome Manjaro (atenção para não selecionar a própria mídia live).
Para instalar utilize os comandos abaixo:
O gerenciador de boot GRUB
Sabendo a partição que tem o sistema que controla o grub, você só precisa fazer um chroot nessa partição e atualizar o grub normalmente. Em qualquer uma das distribuições que não seja a que controla o grub de os comandos na sequencia. Log como root.
Vc não precisa instalar o GRUB no MBR pra instalar o Linux, basta instala-lo no SETOR DE BOOT da partição linux, mas esta partição deve ser uma partição PRIMÁRIA, pois assim ela se torna inicializável pelo código de boot do Windows que fica no MBR.
Saiba como reparar, restaurar ou reinstalar o Grub com o Ubuntu...
Aplicando o sistema de arquivos ext3 no pendrive:
O arquivo de configuração do gerenciador de boot fica localizado na pasta /etc. O que temos que fazer é bem simples, abra o terminal, CTRL+ALT+T. O arquivo de configuração é o Grub. Está feito, inicialize o sistema e veja a alteração.
Habilitar opção de Dual Boot
2) Digite “msconfig” e aperte a tecla Enter para entrar nas configurações do sistema; 3) Dentro das configurações, selecione a aba “Boot”; 4) Será exibida a lista com todos os sistemas operacionais disponíveis na máquina.
Vá no executar (Windows + R), digite "msconfig" e dê OK. Depois vá em Inicialização do sistema, escolha o sistema operacional, clique em Definir como padrão e lá em Tempo limite coloque 3.
Em Inicialização e Recuperação, clique no botão Configurações…. Na seção Inicialização do sistema, em Sistema operacional padrão, mude o sistema para o que será inicializado automaticamente durante o boot, ou seja, o padrão.
Há vários cenários que podem levar uma pessoa a querer mais de um sistema operacional no computador e, por isso, existe o recurso dual boot. Com ele, é possível instalar dois ou mais sistemas no HD e, na hora de ligar, escolher qual você desejar inicializar.
Como instalar um HD SATA extra no seu computador
Adicionando um SSD Nesse caso, vale a mesma regra do disco rígido: coloque o disco SSD para armazenar o sistema operacional e o disco rígido para guardar os dados e programas do usuário. Com essa mistura, é possível obter o melhor dos dois mundos.
No Windows, sugiro que clique com o botão direito do mouse sobre "Computador" e selecione a opção "Gerenciar". Acesse "gerenciamento de disco" e verifique se o seu HD novo é reconhecido neste gerenciador.
Se você se livrou de uma unidade antiga devido a problemas graves, então existe a possibilidade de que ela não funcione melhor como armazenamento externo. Mas se você está atualizando seu armazenamento atual para um SSD mais rápido ou de maior capacidade, então você pode usar o antigo como armazenamento externo.
A recomendação é instalar o sistema operacional no SSD bem como manter os jogos mais utilizados também no dispositivo. Já para o simples armazenamento de dados – como os demais jogos que você não está utilizando – o HD permanece sendo a opção mais indicada, pois o seu custo por GB é menor.
Entre as vantagens dos SSDs está a melhora no desempenho que, além de acessar os arquivos com mais rapidez, permite respostas melhores do computador de forma geral, como ao iniciar o sistema operacional; ... Devido aos seu processo elétrico de leitura e armazenamento de arquivos, o SSD consome menos energia.