Resposta. o sangue por exemplo é uma mistura homogênea, porém quando olhado ao microscópio verifica-se que o mesmo é uma mistura heterogênea, sendo constituída por mais de uma fase. O leite a olho nu também aparenta ser homogêneo, mas na verdade ele é um coloide, sendo heterogêneo quando observado ao microscópio.
Não, não é correto afirmar que o sangue é uma mistura homogênea. Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias puras, e podem se classificar em homogêneas ou heterogêneas. ... As diferentes porções constituintes do sangue podem ser observadas ao microscópio. Logo, o sangue é uma mistura heterogênea.
Nas misturas homogêneas também chamadas de soluções, as partículas do soluto possuem tamanho menores de 1 nm não sendo visíveis nem mesmo por um ultramicroscópio. ... Por isso a gelatina é uma mistura heterogênea, mas especificamente um coloide.
No caso citado da gelatina, quando ela é resfriada na geladeira, seu meio deixa de ser líquido. Ela se torna então um coloide denominado gel. O gel é exatamente o contrário do sol: Nesse tipo de coloide as partículas formam uma complexa malha tridimensional, que mantém o dispersante em uma estrutura semirrígida.
Um mistura é quando temos em um mesmo sistema duas ou mais substâncias puras que apresentam propriedades físicas que não são fixas nem constantes. A Química estuda a matéria e as transformações sofridas por ela. A matéria, por sua vez, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, possui massa e volume.
Misturas homogêneas: são as que apresentam uma única fase. Apresentam aspecto uniforme que não nos permite a separação visual dos componentes. Exemplo: mistura de água e álcool. Misturas heterogêneas: apresentam mais de uma fase.