Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).
Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
Significa que algo passou do estado solido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado liquido.
É necessário que a água atinja a temperatura de 0ºC para que a mudança de fase aconteça. Um exemplo simples é colocar a água em temperatura ambiente no congelador. Ao alcançar a temperatura de 0ºC ela se transformará em gelo.
b) solidificação: é a passagem do estado líquido para o estado sólido; ... d) condensação ou liquefação: é a passagem do estado gasoso para o estado líquido; e) sublimação: é a passagem direta do estado sólido para o estado gasoso ou do estado gasoso para o estado sólido.
Resposta. Ressublimação é o oposto da sublimação, é a passagem do estado gasoso para o sólido. A naftalina é o exemplo mais comum de ressublimação.
Ressublimação é o processo contrário a sublimação, ou seja, é a passagem direta de um material do estado gasoso para o sólido. ... Quando a pressão na qual um gás está submetido é menor ou igual à pressão de vapor de seu ponto triplo, e a temperatura é diminuída, ocorre a ressublimação.
Gabarito: A naftalina deixa de ser vista pois à temperatura ambiente ela passa do estado sólido para o gasoso, caracterizando o processo de sublimação.
a naftalina é um composto de naftaleno, que tem a capacidade de sublimação, ou seja, de passar do estado sólido diretamente para o estado gasoso. o fato de se colocar o vidro de conserva com naftalina no sol serve para acelerar a reação fornecendo mais energia em um período mais curto de tempo.
O princípio ativo da naftalina é explicado por uma característica física bem interessante: a sublimação, esta se define como a passagem do estado sólido para o gasoso de forma direta. ... Uma vez sublimada, a naftalina se apresenta no estado de vapor tóxico para os micro-organismos indesejáveis.
Resposta. O fenômeno é a sublimação. Passagem direta do estado sólido para o estado gasoso.