A mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para.
A EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELAÇÃO COM O CORPO. OS MOVIMENTOS CORPORAIS ESTÃO PRESENTES NA NOSSA VIDA ANTES DO NASCIMENTO. ELES SÃO PARTE INTEGRANTE DO NOSSO SER, DA MESMA FORMA QUE PRECISAMOS DO ALIMENTO E DA ÁGUA PRECISAMOS DO MOVIMENTO PARA MANTERMOS VIVOS.
CULTURAL CORPORAL DO MOVIMENTO Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.
O corpo é a essência do ser humano e desta forma, a cultura corporal adquirida tende a ser socialmente partilhada, quer como prática ativa ou simples. Tal valorização social das práticas corporais de movimento legitima a identidade da criança, adolescente e do adulto.
a Cultura Corporal de Movimento surgiu de uma preocupação com o que se deveria ensinar nas aulas de Educação Física, representando algo que fundamentaria a intervenção pedagógica do professor.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.
Mas o curso de Educação Física não se resume à prática de esportes. ... Quem opta por esta graduação tem que estudar sobre o corpo humano, sua anatomia, a biomecânica dos movimentos corporais e os efeitos que a prática de exercícios físicos exerce no organismo.
As atividades físicas mais difundidas eram: Corridas; Equitação; Caça;Natação; e Luta. As atividades físicas: natação, navegação e a pesca, se confundiam com as próprias necessidades do povo; A ginástica médica e as manobras de massoterapia constituem evidente influência das civilizações chinesa e hindú.
As práticas corporais auxiliam muito o trabalho no esporte e na atividade física, por lidar diretamente com as sensações do corpo humano.
As práticas corporais alternativas, de modo geral, estabelecem uma harmonia ao corpo, trabalhando-o através de movimentos leves e precisos, com ênfase no exercício respiratório, possibilitando a sensibilização dos sentidos, a amplitude do conhecimento e da expressão corporal do praticante, enfim, favorecendo a obtenção ...
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Isto posto, as práticas corporais se tornam agente propulsor da saúde e do bem estar. A ideia é que as pessoas se movimentem, seja por meio de um alongamento, exercícios respiratórios, exercícios funcionais, exercícios com peso, dança, pular corda ou até mesmo brincar de amarelinha com os filhos.
A ginástica é uma ótima opção desde que praticada com cautela. Isso porque ela promove benefícios cardiovasculares e também ajuda a manter a musculatura alongada e fortalecida, mas se praticada em exagero pode acabar causando lesões graves. Não existem muitas restrições para a prática da modalidade.
Benefícios das atividades físicas na quarentena Além de também aumentar a imunidade e prevenir problemas de saúde, as atividades físicas ajudam a manter a boa saúde mental na quarentena, reduzindo o estresse e a ansiedade.
“Além de fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como o Covid-19, a atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, controlam os níveis de colesterol, melhora o ...
Praticar exercícios regularmente: te deixa com mais energia. Um dos maiores benefícios da prática de exercícios regulares é o aumento da energia que vem depois. Pessoas que treinam regularmente relatam menos fadiga e um acréscimo geral de energia. Praticar exercícios regularmente: melhora o sono.
Dicas de como fazer exercícios em casa durante a quarentena
Conheça algumas práticas que você pode desenvolver em casa para se manter saudável e ativo nessa qurentena!
8 exercícios para fazer em casa na quarentena
Confira a nossa lista com 7 coisas para fazer em casa durante a quarentena e escolha a sua preferida!