A plasmólise é um fenômeno típico das células vegetais expostas a estresses hiperosmóticos. Nessa condição, a intensa perda de turgor provoca o destacamento do protoplasto da parede celular, o que é devido principalmente aos efeitos observados no vacúolo.
Significado de Turgência Estado ou condição de túrgido, do que se sobressai pela perfeição, do que está cheio ou inflado. [Por Extensão] Medicina. Estado do órgão que apresenta um aumento em sua dimensão, causado pelo acúmulo de líquido nos tecidos.
É a força que provoca a entrada da água na célula por osmose, e permite o equilíbrio com a pressão hidrostática que se exerce sobre a parede celular do próprio protoplasto. A turgescência permite a manutenção das formas das células.
Essa pressão contra a parede celular mantém a célula turgida. Consequentemente, a pressão hidrostática em uma célula vegetal é geralmente referida como a pressão de turgor que é definida como a pressão que se desenvolve no interior de uma célula vegetal como resultado da osmose e/ou embebição.
As células vegetais acumulam substâncias em seus vacúolos, então acabam absorvendo água por osmose, fazendo com que ocorra um aumento da pressão sobre a parede celular, chamada de pressão de turgor. Toda essa pressão ajuda a manter a célula rígida ou túrgida.
A pele com turgor diminuído permanece levantada e volta muito lentamente para a posição normal. O turgor diminuído da pele ocorre com desidratação moderada a grave. Uma perda de 5% de líquido do peso corporal é considerada uma desidratação leve, 10% é moderada e 15% ou mais é uma desidratação grave.
A plasmólise é a retração do volume das células vegetais e animais por perda de água. Este fenômeno dá-se quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água, isto ocorre através de um processo chamado osmose.
Esse movimento ocorre do meio com menor concentração do soluto para a região de maior concentração. Osmose é o movimento do solvente (água) através de uma membrana semipermeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, de modo a igualar as concentrações em ambos os lados.