Deixe-as secando na horizontal, em cima de uma toalha branca seca e limpa, por exemplo, estendida em cima da máquina, em cima de uma mesa, ou mesmo no chão. E lembre-se de guardar as roupas de lã sempre dobradas, nunca penduradas em cabides, para que não deformem – principalmente as mais grossas e pesadas.
Siga esse passo a passo: – Dilua detergente líquido para roupas em um balde de água ou no tanque e deixe a peça de molho por 30 minutos. – Esfregue as partes que acumulam mais sujeira, como colarinho e axilas. – Enxágue em água fria até retirar todo o detergente.
É simples: coloque água fria em uma bacia limpa, adicione sabão líquido (use um para roupas delicadas, se não tiver um específico para lã e cashmere, o Lolla indica esse da Positiva que é 100% natural) e deixe imerso por cerca de 30 minutos.
No caso das impermeáveis, o melhor é fazer a lavagem na mão mesmo, sem deixar a peça de molho. Se, ainda assim, você optar pela lavagem em máquina, use água fria, combinada com o ciclo leve ou ciclo para roupas delicadas. Antes de colocar a peça na máquina, feche todos os zíperes.
Como todas as roupas de inverno, os moletons depois de muito tempo guardados acabam adquirindo um cheiro desagradável, por isso, é muito importante lavar antes de sair usando. A lavagem é bem simples, pode ser a mão ou na máquina utilizando sabão neutro. Evite o uso de produtos a base de cloro.
Algodão. Lavar: como é um tecido maleável, lave as blusas de cores fortes com água fria e amaciante (para hidratar as fibras). Recorra à água morna para peças de tons suaves. Vale também lavar blusas de algodão à mão, evitando que o tecido desgaste com o tempo.
Use água fria, sabão e amaciante Antes de colocar a roupa, certifique-se de que o sabão foi completamente dissolvido. Deixe de molho por alguns minutos e, então, esfregue as pelas uma a uma com delicadeza, dando ênfase às partes que acumulam mais sujeira, como golas, punhos e axilas.
Roupas de tecidos finos podem ser limpas na pia do banheiro, com água fria (em emergências como esta, lembre-se de nunca usar água quente ou ferro de passar sobre a mancha). Se ela insistir em permanecer em tops e blusas, por exemplo, vale diluir um pouco de detergente líquido e passar suavemente sobre a área manchada.
Por fim, confira a lista de tecidos que nunca devem ser lavados na máquina:
Segredos para lavar e conservar camisetas de algodão
Lave roupas de seda à mão e em água fria. Encha um tanque limpo ou um recipiente pequeno com água em temperatura ambiente e uma quantidade pequena de sabão líquido para roupas, como Ariel Líquido Concentrado. Mexa delicadamente por três a cinco minutos e enxágue bem.
Tirar manchas de seda Faça o seguinte: lave a peça normalmente (sabão para roupas delicadas), depois deixe de molho por 30 minutos em um balde com água e meio litro de leite e enxágue. Dicas gerais: – Nunca torça esse tipo de tecido, não use pregador. A secagem deve ser sempre da peça esticada e nunca pendurada.
Peças de seda pura (lenços, echarpes, cangas e outros)
Coloque o ferro em cima do tecido que protege a seda e aperte por alguns segundos. Você não precisa passá-lo de um lado a outro: basta pressioná-lo por alguns segundos. Só não espere tempo demais, ou o tecido de proteção e a seda vão acabar queimando.
Como passar o cetim Passe sempre a parte contrária do brilho e utilize o ferro em sua potência mais baixa e sempre com uma toalha felpuda entre o tecido e o ferro. Assim o calor não vai prejudicar o cetim e sua durabilidade será maior. Espere as fibras esfriarem para armazenar o tecido.
É só segurar o utensílio já em ebulição a poucos centímetros da roupa que o amassado vai sair. Afinal, o princípio do vapor para acabar com amarrotados continua valendo! De quebra, aqui você ainda pode usar a água fervida para preparar um chá ou um café. A escolha é sua!
Borrife água na roupa Borrife e passe e só borrife de novo quando a água anterior tiver secado. Você vai perceber que com o tempo os amarrotados vão sumindo. Gelo também pode funcionar muito bem, já que produz uma espécie de "choque térmico" no tecido, facilitando o processo de tirar o amarrotado.
Um truque que você pode utilizar é colocar a camisa social dentro de um saco borrifando uma solução de água com amaciante. Deixe agir por 60 minutos. Quando der o tempo retire a camisa e passe. Utilize de moderação, não borrife muita água e acabe por deixar a camisa encharcada.
São elas:
Segure um ferro quente horizontalmente sobre a dobra. Essa é uma solução clássica que poderá funcionar, caso você ainda não tenha tentado mais nada. Utilizar spray de goma para tecido com o ferro quente poderá ajudar a manter os resultados obtidos durante mais tempo.
Ou simplesmente umedeça o tecido onde foi costurado, e passe o ferro quente com um pano por cima, que os furinhos somem. Assim a trama que foi separada pela espessura da agulha ao furar o tecido, volta ao seu lugar fazendo com que esses “furinhos” desapareçam.
Basta misturar 5 colheres de sopa de bicarbonato e 5 colheres de sopa de sal em 5 litros de água e deixar a peça de molho por até duas horas. Em seguida, esfregue o local da mancha e coloque a roupa para lavar repetindo o procedimento se necessário.
Como remover marcas do veludo
Para limpar sofá de veludo com vinagre, misture 250 ml de vinagre branco em um litro de água morna. Use um pano limpo umedecido nesta solução e passe por todo o sofá. Se ainda houver manchas ou outras sujeiras mais difíceis, repita o processo, usando uma esponja no lugar do pano. Finalize com um pano seco.
Comece a desmanchar a costura deslizando o desmanchador por dentro do ponto, da direita para a esquerda, de maneira delicada até cortar a linha. Não precisa aplicar força.
O álcool irá tirar a rigidez do tecido e você conseguirá suavizar os vincos esticando a superfície com as mãos. Feito isso, é recomendado aplicar um hidratante específico para couro, pois o álcool pode deixá-lo ressecado.