O Iluminismo foi um movimento intelectual, isto é, uma corrente de pensamento que emergiu na Europa, mais especificamente na França, no século XVIII. Este surgiu em oposição as principais ideias que eram defendidas pelo Antigo Regime.
O Iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido no século XVIII, na Europa. Os intelectuais iluministas acreditavam que o século XVIII deveria ser um período marcado pela luz da razão.
Em outras palavras, o iluminismo defendia o conceito antropocentrista que se baseava na ideia de que ações culturais, filosóficas, históricas e sociais eram de total responsabilidade do homem.
O pensamento iluminista influenciou rebeliões no mundo todo, como a Revolução Americana e a Revolução Francesa.
Descobriu-se a eletricidade, o processo de formação do planeta Terra, o princípio de funcionamento das vacinas, a existência de bactérias e protozoários e a lei da gravitação universal.
Alguns pensadores queriam atrair fama para si, ou apenas lutar contra o que veio antes. Eles decidiram rotular o passado como trevas, apenas para serem vistos como os portadores da luz.
Segundo Montesquieu, a tripartição de poderes era necessária e deveria ser dividida como: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Este em suas ideias elabora críticas severa a teoria do poder divino do rei e defendia que o chefe da nação tinha a obrigação de respeitar os direitos naturais e a liberdade dos cidadãos.
Sua filosofia também abordou o tema da ciência como método indutivo e da probabilidade como critério de certeza, já que ele negava a existência de uma relação entre causas e efeitos.
Foi nesse momento que o homem descobriu como funcionava a órbita dos planetas e a circulação sanguínea no corpo humano. A criação do microscópio permitiu que o campo de visão fosse ampliado e a compreensão da natureza fosse expandida.
Vernay fui um ferrenho debatente sobre a educação de seu tempo. Ele era jesuíta e preferia que o ensino priorizasse a realidade concreta e a experiência, não o ensino teórico. Também defendeu que o Estado deveria garantir educação de qualidade para todos.
O ponto central das discussões políticas dos iluministas eram as liberdades individuais dos cidadãos. Para esses filósofos, o Estado deveria garantir os direitos individuais, a liberdade de expressão, igualdade jurídica, justiça e a posse de bens.
Os princípios democratizantes, no entanto, não foram aplicados em todos os países influenciados pelos ideais iluministas. Em alguns países formou-se o que se convencionou chamar "despotismo esclarecido", um sistema político absolutista que implementava algumas ideias do iluminismo.
Os pensadores iluministas que propagavam as suas ideias tinham como finalidade tornar predominante o pensamento cientifico racional, ou seja a razão, sobre o pensamento que era regido pela fé e pela religião, que até então era predominante na sociedade.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Inclusive, graças a isso, o Iluminismo se tornou uma das causas das mudanças sociais que deram origem a muitas coisas que conhecemos hoje. Por exemplo, a democracia, a cidadania e a soberania da nação.
Isso o torna um dos assuntos mais frequentes no Enem e nos outros vestibulares. Neste artigo, vamos te explicar todas as principais características do Iluminismo para você ficar com o assunto na ponta da língua e se dar bem nas provas.
Os ideais iluministas no Brasil motivaram a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Fluminense (1794), a Revolta dos Alfaiates na Bahia (1798) e a Revolução Pernambucana (1817). Por aqui, também se defendia a liberdade econômica e política e o fim do absolutismo.
Além do pensamento religioso, os iluministas criticavam o absolutismo dos reis. Para os iluministas, os monarcas deveriam ter seu poder limitado por um conselho ou por uma Constituição.
Este era um grande crítico do clero e da inflexibilidade dos dogmas religiosos. Dessa forma, ele defendia a liberdade de pensamento e atacava as intolerâncias religiosas.
Este modelo econômico prezava pela liberdade econômica de modo a incentivar o crescimento das iniciativas privadas e afastar o poder intervencionista do Estado.
O que foi o Iluminismo? O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
O Iluminismo influenciou ideologicamente o processo político que viria a ser organizado como a independência nacional, com a divulgação de ideias anti-colonialistas e anti-absolutistas que tornavam cada mais difícil a manutenção do sistema colonial.
Os principais ideais iluministas que influenciaram a Inconfidência Mineira foram a busca pelo fim do Absolutismo, garantia das liberdades individuais, a Igualdade, uma abertura de mercado e a autonomia política do país.
Mas as ideias iluministas serviram, junto à utilização da razão para interpretar o mundo, para os revolucionários franceses questionaram o caráter sagrado do poder, defendido pelos reis, pela aristocracia e pela Igreja. ... Mas o impulso maior foi mesmo dado pela Revolução Francesa, graças ao poderio do Estado francês.
Resposta. As idéias do Iluminismo foram as principais influências para as colônias americanas se tornarem uma só nação. Alguns dos líderes da Revolução Americana foram influenciados pelas idéias iluministas que são a liberdade de expressão, a igualdade, a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa.
Resposta. A maior influência estrangeira para os movimentos de independência das colônias americanas foram os pensadores iluministas que abriram as portas para a Revolução Francesa, como por exemplo: Locke, Montesquiu, Diderot, Voltaire, Rousseau, em fim, praticamente todo o pensamento iluminista francês!
As idéias do Iluminismo foram as principais influências para as colônias americanas se tornarem uma só nação. Alguns dos líderes da Revolução Americana foram influenciados pelas idéias iluministas que são a liberdade de expressão, a igualdade, a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa.
Diderot e D'Alembert, além de contribuírem com idéias, também se preocuparam em difundir os valores do iluminismo pela Europa. Através de uma grande compilação chamada “Enciclopédia”, reuniram o saber produzido por diferentes pensadores iluministas.
A Enciclopédia, ou no nome original em francês Encyclopédie, foi criada por Jean d'Alembert e Denis Diderot. O objetivo era propagar as ideias iluministas e acabar com o reino de ignorância mantido pela fé da população.
E ao consultar uma enciclopédia, o objetivo é encontrar uma determinada informação, sobre as mais diversas áreas. Exemplo: História, Filosofia, Direito, Sociologia e Economia.