Quatro recomendações para uma alimentação Saudável
Os 10 passos para uma alimentação adequada e saudável
A intenção do Guia Alimentar é promover a saúde e a boa alimentação, combatendo a desnutrição, em forte declínio em todo o país, e prevenindo enfermidades em ascensão, como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas, como AVC, infarto e câncer.
Ministério da Saúde: Guia Alimentar para População Brasileira promovendo a alimentação saudável. Normas e manuais técnicos: Brasília, 2014. 5) BRASIL. Lei 11.
Referência: BRASIL. Ministério da Saúde . Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável.
Confira abaixo as dez recomendações: Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades. Limite o consumo de alimentos processados. Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece. Coma regularmente e com atenção.
Durante a elaboração da segunda edição do Guia, essa classificação foi aprimorada e passou a conter quatro grupos: alimentos in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários (descritos no Guia como grupo dos óleos, gorduras, sal e açúcares), alimentos processados e alimentos ultraprocessados16.
Evite alimentos ultraprocessados. REGRA DE OURO: Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.
43% dos brasileiros com mais de 30 anos e 40% abaixo dos 30 anos, tentam se alimentar no dia a dia com marmitas que preparam em casa, visando economizar e se policiar para se alimentar saudavelmente. 61% consideram uma refeição completa na hora do almoço se ela é finalizada com uma sobremesa, fruta ou café.
As três ou quatro refeições ao dia são reduzidas para apenas três: café da manhã, almoço e jantar/lanche.
Neste sentido, as revisões foram unânimes: o consumo de alimentos ultraprocessados aumenta substancialmente o risco de obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, depressão e várias outras doenças crônicas, além de encurtar a expectativa de vida das pessoas.
O consumo em grande quantidade dos alimentos ultraprocessados favorece o surgimento de doenças no coração, diabetes e diversos tipos de câncer.
Os meios de comunicação têm uma influência significativa no consumo de alimentos, pois a alimentação engloba tanto a necessidade, quanto o desejo do indivíduo (MIOTTO; OLIVEIRA, 2006). ... A televisão é o meio de comunicação mais utilizado e representa uma grande fonte de informações sobre o mundo.
Os meios de comunicação tem uma influência muito forte no consumo dos alimentos onde acabam influenciando seus hábitos. Os alimentos são os produtos mais anunciados pela mídia, estes, na maioria das vezes são ricos em gorduras, açúcares ou sal, e, não contém os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.
A construção de hábitos alimentares inicia-se nos primeiros anos de vida e estudos demonstram que as pessoas acabam sendo influenciadas pelos meios de comunicação como: revistas, TV, internet, out doors, dentre outros, estimulando o consumo dos produtos alimentícios divulgados.
A crescente atuação dos media nos processos de comunicação da sociedade acarreta uma influência cada vez maior dos veículos mediadores sobre os indivíduos e grupos. ... Afinal, uma das mídias mais importantes deste novo estágio do capitalismo, a televisão, está presente em aproximadamente 98% dos lares brasileiros.
Os meios de comunicação em massa ajudam a quebrar a identidade cultural na medida em que recolhem os produtos de seus lugares de origem e os multiplicam em grande quantidade, vendendo-os ou transmitindo-os a milhares de pessoas em territórios e regiões diferentes.
Os meios de comunicação não somente tem o papel de informar, mas também influenciam diretamente a vida das pessoas. Basta observar o poder da TV, que é um veículo massivo, portanto de grande abrangência. As novelas são um ótimo exemplo...
Os meios de comunicação de massa ajudam a disseminar os valores compartilhados de uma sociedade, de forma que existe uma ligação entre indivíduos e cultura.