Como muitos sabem, a origem do PDCA se deu a partir do ciclo de Shewhart, engenheiro americano e que foi o introdutor do controle estatístico para o controle da qualidade. Mas os fragmentos que lhe deram origem se desenvolveram ao longo de, pelo menos, 300 anos de pensamento filosófico.
1 resposta(s) O Ciclo PDCA é um método muito utilizado na empresas por ter a função de garantir que a mesma organize seus processos, não importando a sua natureza. Para isso cada processo da empresa passa por quatro fases: Planejar, Fazer, Verificar e Agir.
Confira as dicas e aproveite essa ferramenta de gestão para melhorar os resultados do seu e-commerce!
A palavra é composta pelas iniciais de Plan, Do, Check, Action. Respectivamente: Planejar, Fazer, Checar e Agir. Através da execução sistemática desses quatro passos é possível atingir a melhoria contínua dos sistemas, processos, produtos e serviços.
O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
Check (Checar) Nesse terceiro passo do PDCA, é feita uma verificação quanto ao funcionamento do plano, analisando a eficácia das atividades. Cabe salientar que, para checar, é necessário estabelecer uma forma de avaliação, geralmente, através de indicadores ou KPIs.
Detalhes da etapa 1 do PDCA – PLAN (Planejar) A etapa de planejamento do ciclo PDCA é a mais importante. Com ela é possível definir os problemas a serem solucionados ou os novos objetivos a serem alcançados.
Como melhorar o atendimento ao cliente?
8 dicas valiosas para fazer um bom atendimento pelo WhatsApp
2- São considerados requisitos para um bom atendimento: Conhecer seu cliente, falar de modo claro, ouvir as demandas do cliente e perceber o cliente na sua totalidade. Conhecer sua empresa, falar de modo técnico e preciso, ouvir as determinação de seus superiores e perceber os riscos envolvidos no mau atendimento.