É preciso entender o mercado, o público e planejar bem o negócio....Saiba como montar um viveiro de mudas florestais
Para poder cultivar o viveiro de mudas, você precisará de ferramentas (enxadas, pás, tesouras de podas, serrotes, baldes, regadores, etc.), equipamentos (bombas, equipamentos de irrigação, misturadores de substratos, balança, pulverizadores, etc.), insumos (sementes, substratos, agroquímicos, adubos orgânicos e ...
A etapa de repicagem nada mais é que o transplantio de uma mudinha de um local para outro no mesmo viveiro. Assim, quando as mudas estiverem no tamanho adequado, o que depende da espécie, devem ser repicadas para o viveiro. ... - As mudas devem ser retiradas quando atingirem altura recomendada para cada espécie.
Semeadura direta e indireta Na semeadura direta, as sementes não precisam passar pela etapa da sementeira, sendo semeada direto no local onde ficará, no canteiro ou vaso. ... Sementes muito pequenas, quase granulada, a semeadura é superficial, para as outras, afunde mais ou menos 1 vez seu tamanho.
As vantagens do uso do saco plástico são atribuídas ao aumento da precocidade de produção e à não ocorrência do estresse do plantio, uma vez que as raízes são pouco afetadas nesta fase, possibilitando ainda a melhor utilização da adubação mineral e o transporte das mudas com maior antecedência para o local de plantio.
A dificuldade de seu manuseio no viveiro em vista de seu elevado peso; se for de superfície, pode carregar sementes de plantas invasoras e esporos de patógenos, impróprio para a utilização em recipientes como os tubetes plásticos.
Cuidados com adubo A adubação é necessária para conservar a saúde das plantas e preservar seu desenvolvimento, além de promover a saúde da terra. O solo deve ser adubado de três a quatro vezes por ano, seguindo indicações profissionais sobre tipo de adubo e quantidade.
No processo, as melhores matrizes são selecionadas e cortadas com uma tesoura. Depois, são transferidas para um balde com água, para não secar. Por fim, as mudas são colocadas em bandejas com substratos e levadas para um canteiro nivelado (dentro ou fora da estufa), com no máximo 1 cm de água.
Basicamente existem duas formas para a produção de mudas em saquinhos: a semeadura direta e a indireta (ou transplante). Na semeadura direta, a semente é depositada diretamente no saquinho.
Um dia antes regue o substrato para formação de um bulbo úmido. No dia seguinte coloque 1 copo com a mistura de água e adubo por muda, não deixe tocar na plantas . Os frutos tem boa capacidade de germinação e é facilmente propagada, surgindo junto ao tronco muitas novas mudinhas.
As cultivares mais indicadas para plantio: Mundo Novo, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Acaiá e Icatu. São adaptadas a regiões de temperaturas amenas e altitude elevada. Os plantios são formados por mudas oriundas de sementes.