No término desse período, o embrião terá aspecto humano. Os dobramentos levarão à transformação de um disco trilaminar plano em um embrião praticamente cilíndrico. O dobramento ocorre nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião, particularmente do encéfalo e da medula espinhal.
É durante a quarta semana do desenvolvimento embrionário que os folhetos germinativos estabelecidos na terceira semana se diferenciam de modo a formar o primórdio dos grandes sistemas de órgãos do corpo. Ao mesmo tempo, o disco embrionário trilaminar sofre um processo de dobramento.
O sinciciotrofoblasto se aprofunda cada vez mais no endométrio, deslocando e causando apoptose de células endometriais. Esta camada do blastocisto é nutrida pelas células deciduais, células adjacentes ao local de implantação, ricas em glicogênio e lipídeos.
Durante a segunda semana serve com suporte para as glândulas erodidas e meio de comunicação entre o sangue materno e o embrião. No final da segunda semana, o sinciciotrofoblasto, os citotrofoblastos e a mesoderme formam o córion. É responsável também pela produção do hormônio hcg.
Primeira semana do desenvolvimento embrionário: clivagem Durante o processo de divisão celular, o zigoto não aumenta de tamanho; as divisões acontecem mas a célula mantém a mesma dimensão. Cerca de 45 horas após a fecundação, o zigoto divide-se em 4 células; Por volta do 5º dia, o zigoto entra no útero.
- Trofoblasto: Camada celular externa que formará a parte embrionária da placenta. - Embrioblasto: Grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião. Durante esse estágio o concepto é chamado de blastocisto. ... Logo, o trofoblasto começa a se diferenciar em duas camadas (figura 6):