Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.
A massa gorda é o peso de gordura que temos no corpo. Basicamente, é toda aquela massa que queremos perder, mas o que poucos sabem, também é importante para o corpo. Em quantidades ideais, ela ajuda a proteger os órgãos.
O percentual de gordura é estimado usando a somatória de todas as dobras que o protocolo pediu e depois disso esse valor é usando em uma equação que vai encontrar a densidade corporal e depois esse resultado da densidade corporal é usado em outra equação que vai enfim encontrar o percentual de gordura.
11 passos para diminuir seu percentual de gordura de forma eficiente
Ninguém pode ter 0% de gordura corporal, e a manutenção do percentual de gordura corporal inferior a 4% geralmente é considerada desaconselhável para a saúde em longo prazo.
A literatura traz como referencial de percentual de gordura para fisiculturistas, levantadores olímpicos e basistas de 4,1% a 15,6%, os quais encaixam-se dentro dos achados do estudo (GUEDES, 2006).
Mesmo sendo diferente da gordura comum, que aparece na silhueta, a versão visceral pode ser eliminada com algumas mudanças no estilo de vida. Exercícios aeróbicos e de força ajudam a queimar os lipídios, e uma alimentação equilibrada, pobre em açúcares, gorduras e calorias, aceleram o processo.