Compostos hidrofílicos são aqueles que tem afinidade com a água, são compostos polares, que são capazes de interagir com os dipolos da água, sendo portanto, solúveis na água. ... Compostos hidrofóbicos são aqueles que não interagem com a água sendo insolúveis na mesma; são apolares e solúveis em óleos e gorduras.
O efeito hidrofóbico é o aumento de entropia atribuído à liberação de moléculas de água solvatando as cadeias carbônicas.
Verificado por especialistas. As substâncias hidrofílicas são as que tem afinidade com a água, geralmente são substâncias polares, as hidrofóbicas não possuem afinidade com a água, geralmente são substâncias apolares.
As substancias hidrofóbicas, possuem uma "aversão à molécula da água" , ou seja, são insolúveis em água. As hidrofílicas possuem afinidade com a molécula da água, e são solúveis nela. Os semelhantes se atraem. Sendo a água polar, e as substancias hidrofílicas também - elas se atraem.
As moléculas hidrofóbicas são aquelas que possuem aversão à água. Elas não se dissolvem em água. São moléculas apolares. Exemplo: moléculas de gordura (lipídios).
Significado de anfipático Molécula Anfipática. Moléculas que possuem uma extremidade polar (hidrofílica) e uma extremidade apolar (hidrofóbica). Etimologia (origem da palavra anfipático). A palavra anfipático deriva do grego “amphí” e "páthos" e do sufixo -ico.
Resposta. Resposta: ( Ácidos Graxos) Antipáticos , apresenta características hidrofílicas solúvel meio aquoso. Explicação: Porém eles são insolúveis a água não se mistura, não dilui.
As moléculas anfipáticas interagem com a água através da porção hidrofílica que tende a ser hidratada e excluir a porção hidrofóbica. Essa interação forma agregados que são denominados de micelas. A maior parte dos sabões e detergentes são compostos que contém esse tipo de molécula.
Top 5 alimentos ricos em ômega 3!
Os ácidos graxos saturados podem ser obtidos por meio do consumo de chocolates diversos, carne vermelha (bovina, suína etc.), ovos, leite integral e derivados, gordura animal etc. Os ácidos graxos monoinsaturados podem ser obtidos por meio do consumo de óleos (obtidos a partir de amendoim, oliva, canola etc.)