O tratamento é indicado por um otorrinolaringologista e depende da causa e da gravidade da sinusopatia, no entanto, consiste principalmente na lavagem nasal com soro fisiológico e remédios para aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de antibióticos para pessoas com sinusopatia bacteriana.
Em comunicação buco-sinusal menores que 2mm de diâmetro, o tratamento mais indicado é a estabilização do coágulo e preservação do mesmo no local da extração. Não é necessário o levantamento adicional de retalho de tecido mole.
A comunicação buco-sinusal é uma complicação que pode ocorrer após a exodontia de pré-molares e molares superiores. Isso acontece devido a proximidade das raízes com o seio maxilar. A comunicação permite acesso da cavidade oral ao seio, fazendo com que a flora bacteriana seja alterada.
Sinusopatia significa inflamação dos seios da face. No seu caso o seio etmoidal (parte alta do nariz), esfenoidal (mais profundo) e seios maxilar (atrás das "bochechas"). Pode ocorrer obstrução nasal ou nariz entupido, secreção nasal ou descendo pela "garganta", dificuldade em sentir cheiro e outros.
O pólipo antrocoanal (PAC) é uma lesão benigna que surge da mucosa do seio maxilar, atravessa o óstio do seio e atinge a coana e a rinofaringe, podendo estender-se até orofaringe. Corresponde a 4% a 6% dos pólipos nasais e é, geralmente, unilateral, sendo extremamente raros os casos de lesão bilateral.