Tradicionalmente, a produção de carvão no Nordeste se faz em fornos conhecidos, dependendo da região, como trincheira, bacurau ou carvoeira. São buracos cavados no chão onde a lenha é colocada e coberta por folhas e terra, que têm a finalidade de controlar a entrada de ar e a saída de fumaça durante a carbonização.
O carvão vegetal é um material obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após este processo a madeira resulta numa substância negra.
eucalipto
Faça uma fogueira dentro do tambor maior e deixe queimar por 7 a 8 horas. Use madeira e gravetos para isso, passando os materiais pelo buraco na parte de baixo do recipiente. Conforme o fogo for queimando, alimente-o com pedaços de madeira maiores. Fique de olho na chama; quando ela diminuir, coloque mais madeira.
Pegue um pedaço de papel higiênico (sempre se acha) ou guardanapo de papel, molde uma 'tacinha' usando dois dedos e torcendo a ponta. Faça uma cavidade na pilha de carvão e ajeite o papel. Encha com óleo de cozinha usado (pode ser novo, mas é desperdício) e acenda.
Use álcool para embebedar o carvão + um pedaço de papel com fogo. Uma das formas mais simples e rápidas de acender a churrasqueira é usando álcool (líquido ou em gel) para embebedar o carvão. Em seguida, jogue um pedaço de papel com fogo para dar combustão e prontinho!
Para um bom churrasco, a carne deve ser assada apenas pelo calor do fogo, jamais pelas labaredas dele. Por isso, é fundamental que, no momento em que os cortes forem para a churrasqueira, o carvão todo já esteja em brasa. Se houver chamas, a tendência é que a carne fique queimada por fora e crua por dentro.
Para um bom grelhado de carne bovina, trabalhe com porções menores (400 a 600 gramas), com boa gordura de marmoreio (a gordura que fica entremeada entre as fibras) trabalhando sempre com fogo forte. Se tiver pouco calor, a carne cozinha. 7. Ao cortar uma carne é importante visualizar o sentido em que correm as fibras.
400°C
Resposta. É correto afirmar que a temperatura do carvão em brasa na churrasqueira é menor que 1538 graus celsius, pois se ela fosse maior ou igual ao ponto de fusão do ferro, a churrasqueira (que é de ferro e está em contato com o carvão em brasa) passaria do seu estado inicial sólido para o estado líquido.
“Enquanto os fornos tradicionais fazem combustão da lenha a uma temperatura de 400 graus, controlada por intuição, este não passa de 200 graus e é controlado por parâmetros exatos”, informa.
400ºC
Sem problemas! Espete a bichinha e coloque lá em cima, para assar por muito tempo, bem devagar. A 40cm do fogo está bom. Peças médias ficam no meio, em torno de 25 centímetros das brasas.
Selar a carne é a técnica para evitar que ela perca os sucos. Posicione a grelha bem perto da brasa e coloque a carne na parte mais quente. Quando começarem a se formar pingos de líquido na parte de cima, vire a carne.
Para controlar o calor, você pode espalhar as brasas na base da churrasqueira, diminuindo sua temperatura, ou então juntá-las ou amontoá-las mais e aumentar o calor. Se o carvão for se consumindo muito rapidamente, basta acrescentar algumas pedras a mais à medida que o fogo enfraquece.
Com papel higiênico e óleo: encharque um pedaço grande de papel higiênico com óleo de cozinha, coloque um pouco de carvão em cima e, com cuidado, ateie fogo. Assim que começar a pegar fogo, abane até manter a brasa. Contra: faz uma fumaça escura bem tóxica e precisa abanar para manter a brasa.
Uma das dicas é jogar um pouco de sal grosso por cima do carvão. Se você não quiser gastar o sal grosso, você também pode usar álcool em gel. Esses dois métodos ajudam a diminuir a emissão de fumaça. Há também a dica do óleo de cozinha: faça uma tacinha com papel higiênico e coloque por cima do carvão.
– Enrole jornal em uma garrafa, quando esse jornal ficar firme, retire a garrafa e encharque com álcool o cone de jornal, coloque esse canudo envolto com carvão dentro e fora e coloque cuidadosamente fogo no jornal. O fogo dura mais tempo, ajudando a brasa se formar, mas sua fumaça é toxica e solta muitas cinzas.
Abaixar o fogo Nunca jogue água diretamente no carvão, isso pode acabar aumentando ainda mais as chamas. Usando o borrifador você faz com que o líquido chegue de forma uniforme às pedras.
Para conter as labaredas, nunca jogue água, caso contrário a churrasqueira perde muito calor. 7) Para abaixar as labaredas, jogue um pouco de cinza de churrascos anteriores ou até mesmo um punhado de areia. 8) Quando achar que a carne está pronta, retire-a do fogo e corte um pedaço para ver o corte internamente.
Respeite a altura máxima de 65 cm de distância entre a bancada e a exaustão natural (e de 90 cm para exaustão forçada). Estas versões são ideais para quem tem pouco espaço e busca praticidade.
Como saber se a carne está no ponto no churrasco Mas qual é esse sinal? Tatiana conta: “Sempre que a carne começar a soltar sangue na parte de cima, é hora de virá-la na churrasqueira. Quando ela não soltar mais nada, significa que está bem passada.”
É importante sempre se lembrar de colocar o sal primeiro na carne, esperar um tempo para que ele seja absorvido, para depois acrescentar os outros ingredientes. Pode ser interessante também misturar o sal grosso com um pouco de ervas secas – como sal de aipo, alho e ervas – para dar mais sabor à sua carne.
Modo de Preparo
Costelinha suína na churrasqueira com papel alumínio: nesta dica a costelinha de porco precisa ficar marinando nos temperos por pelo menos doze horas, antes de ser levada para a churrasqueira. Depois, é só embrulhar a costela em três pedaços de papel alumínio e levar para assar.