Resposta: Adiantamos que a principal diferença entre elas é o modo como exercem a sua atividade econômica. Na sociedade simples, a atividade fim é desenvolvida pelos sócios. Já na sociedade empresária a atividade econômica é organizada e sua finalidade como um todo é empresarial.
As sociedades empresariais exercem a empresa, portanto, não é tecnicamente correto dizer que sociedade é empresa. O correto é dizer que a sociedade exerce a atividade empresarial (empresa) assim como o empresário individual também a exerce.
Vantagens. A contribuição do sócio pode ser realizada através de serviços ao invés de capital. A gestão é menos burocrática e formal, tendo como resultado uma maior agilidade na tomada de decisões. A responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada, assim como não está sujeita a falência.
Analise as vantagens das sociedades por quotas, assim como as suas desvantagens, para equacionar avançar ou não com este estatuto jurídico de empresa.
Na abertura de uma Sociedade Simples, os sócios precisam fazer o registro do contrato social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, em até 30 dias. Com o registro realizado, é gerado o Documento Básico de Entrada - DBE. Como o documento em mãos, o mesmo deve ser assinado pelo representante legal da sociedade.
Quais as vantagens de ter um sócio?
Em uma sociedade de negócios, cada sócio se compromete fornecendo habilidades, especialidades e esforços em troca de uma porção, decidida por acordo, de lucros da empresa. Ao compartilhar o investimento, os sócios estarão delimitando a participação de cada um na sociedade. Portanto, é uma decisão que requer avaliação.
É ele quem conduz o dia a dia do negócio, assinando documentos, respondendo legalmente pela sociedade, realizando empréstimos e outras ações gerenciais. Apesar de estar na linha de frente da empresa, ele é denominado sócio por também possuir sua parcela de participação no Capital Social.
Ser sócio de uma empresa implica em ser dono de parte (ainda que mínima) dela. Lembrando que o sócio majoritário é aquele que possui maior número de cotas ou ações da empresa. Porém, há formas diferentes de envolvimento de acordo com qual a função na empresa.
De acordo com o Art. 972 da Lei nº 10.
Alguns exemplos de regras a serem definidas:
O sócio diretor é responsável direto pelo controle de uso dos recursos da empresa como dinheiro, materiais, tempo, mão de obra, máquinas e equipamentos, consumo de energia, etc. A intenção é reduzir os desperdícios e melhorar o aproveitamento deles, tornando a produção mais otimizada.
Significado de sócio-fundador: Que se filiou como sócio na fase de constituição de uma empresa.
Quando o elemento SÓCIO for substantivo, devemos escrever com acento agudo e hífen: sócio-fundador, sócio-presidente, sócio-torcedor... Quando o elemento SOCIO for adjetivo (redução de SOCIAL), devemos escrever sem acento e sem hífen: sociopolítico, sociolingüístico, sociocultural...
Em seus termos mais simples, um fundador é alguém que funda ou estabelece um negócio. Um co-fundador é alguém que estabelece o negócio junto com o fundador.
O sócio proprietário é o empreendedor que criou a empresa e, por esse motivo, é o proprietário do negócio.
O proprietário também é responsável por ditar a cultura da empresa o que, em parte, é feito através da vivência diária dos valores corporativos. Valores estes que devem ser definidos e vividos, alinhados a missão e visão.
Chief Executive Officer
Se todos estiverem envolvidos com a mesma dedicação ao projeto, é justo fazer a divisão equalitária - por exemplo, 25% para cada um de 4 sócios. 5. Reserve de 10% a 15% para distribuir entre seus principais desenvolvedores e gestores, e assim eles poderão ser retribuidos e motivados com um percentual no futuro.
Não existe lei que determine a quantidade máxima de sócios que sua empresa pode ter, pelo contrário, é possível ser sócio de várias empresas ao mesmo tempo.