Não existe nenhuma norma estipulada para a planta de demolir/construir. Não existe um padrão. Cada profissional pode adotar sua própria forma de fazer a planta, contanto que tenha uma legenda e seja legível para um leigo.
PLANTA DE FORRO E PONTOS DE ILUMINAÇÃO dá para criar diversas opções e ter diferentes visuais no ambiente! É nessa planta também que enumeramos os circuitos, ou seja, quais luminárias acenderão juntas e quantos interruptores serão necessários.
Projeto Arquitetônico de Reforma/Ampliação de edificações existentes que incluam serviços de demolição e construção de alvenarias, inclusão de pontos elétricos e pontos hidrossanitários, criação de novos ambientes e adequações necessárias à garantia de acessibilidade.
Ele é composto por algumas fases, são elas: implantação; plantas de cobertura; planta baixa; cortes e elevações; e layout gráfico.
Conforme a determinação da norma: reforma é todo tipo de alteração nas condições da edificação já existente, com ou sem mudança de função, visando recuperar, melhorar ou ampliar suas condições de habitabilidade, uso ou segurança, e que não seja manutenção.
Quais obras precisam de ART/RRT?
A ART é o documento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
Art 1º – Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à “Anotação de Responsabilidade Técnica” (ART).
No caso da execução da obra, o entendimento majoritário dos juízes é que o arquiteto, como responsável técnico da obra, é solidário com o empreiteiro, o construtor ou o engenheiro, inclusive com relação a danos causados para terceiros, como por exemplo, uma rachadura na casa do vizinho proveniente de alguma obra ou ...
A ART é uma forte garantia dos contratantes, inclusive caso seja necessário entrar em questões judiciais, pois o engenheiro civil assina como responsável por serviços da obra (esses serviços podem variar, e a responsabilidade técnica pode ser por toda a obra ou somente parte dela).
No nosso entendimento, Responsável Técnico é o profissional legalmente habilitado que assume responsabilidade pelos aspectos técnicos dos trabalhos da pessoa jurídica perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, clientes, sociedade em geral, Ministério Público, Poder Judiciário e demais autoridades ...
IV – Enfermeiro Responsável Técnico (RT): profissional de Enfermagem de nível superior, nos termos da Lei nº 7.
Responsável técnico ou RT, é a pessoa física legalmente habilitada para cobertura das diversas espécies de processos de produção e na prestação de serviços em empresas sujeitas à Vigilância Sanitária. Drogarias e farmácias devem ter um profissional devidamente registrado no Conselho Regional de Farmácia da sua região.
Quais estabelecimentos requerem o RT?
As principais funções do CREA é verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA. Além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.
Acesse o site http://www.crea-mg.org.br e clique na aba “Serviços” e depois em “Registro de pessoa física”. Preencha os campos para seu cadastro, inclusive sua senha. Seu login, inicialmente, será o CPF (por não estar registrado ainda), e a senha será aquela que informou quando se cadastrou.