Resposta. os povos indigenas foram exterminados pelos colonizadores devido ao fato de se recusarem a realizar trabalho escravo, novas doenças trazidas pela populaçao nos navios, e o poder imposto pelos colonos sobre os indios.
As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas. ... Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais.
De acordo coma FUNAI os índios usam vestimentas tradicionais, que cobrem as partes íntimas, chamadas de saiote, tangas e cintos, que são diferentes tipos de vestimenta com a mesma função.
Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.
Eles vivem nas florestas e montanhas do norte do Brasil e sul da Venezuela. ... Na Venezuela, os Yanomami vivem na Reserva da Biosfera Alto Orinoco-Casiquiare, de 8,2 milhões de hectares. Juntas, essas regiões formam o maior território indígena coberto por floresta de todo o mundo.
Eles também migram quando o solo se torna infértil. Os ianomâmis praticam a agricultura de subsistência — ou seja, plantam para suprir as necessidades da aldeia. Alimentam-se de banana-verde, aipim, milho, frutas, mel, larvas e alguns tubérculos, como batata e mandioca.
Na visão do líder Davi Kopenawa Yanomami: A terra-floresta só pode morrer se for destruída pelos brancos. Então, os riachos sumirão, a terra ficará friável, as árvores secarão e as pedras das montanhas racharão com o calor. Os espíritos xapiripë, que moram nas serras e ficam brincando na floresta, acabarão fugindo.
Resposta: Os Yanomami vivem em grandes casas comunais circulares chamadas de “yanos” ou “shabonos”. Algumas podem acomodar até 400 pessoas. A área central é utilizada para atividades tais como rituais, festas e jogos.
"Para os índios, o ritual é um banquete dos espíritos, os donos dos recursos naturais. ... Essa relação afetuosa que os povos indígenas estabelecem com a natureza faz com que a maioria mantenha uma relação mais próxima e sagrada, como se a Terra fosse a grande mãe, uma dádiva, uma parte integrante da vida em sociedade.
Resposta. Porque e gigantesca parte das terras indígenas do Brasil se encontram lá. Assim gerando maior interesse em possuir as mesmas, o que causa conflitos como consequência.
Resposta: É importante pois você garante a eles sua própria subsistência, protegendo-os dos grileiros de terra e dos desmatamentos. Garante a eles um "espaço" protegido dentro da lei, permitindo que os índios vivam em segurança perpetuando sua história e garantido a eles sua geração futura.
A demarcação de terras, ao estabelecer os limites físicos das terras pertencentes aos indígenas, visa a proteger de possíveis invasões e ocupações por partes dos não índios. Assegurar a proteção desses limites é, também, uma forma de preservar a identidade, o modo de vida, as tradições e a cultura desses povos.
O objetivo do Intercambio é resgatar a Cultura Indígena Estão participando do Intercambio, estudantes da Terra Indígena Mangueirinha, e da Terra Indígena Apucaraninha, que foram recepcionados por toda a comunidade da Terra Indígena Rio das Cobras.
Reservas Indígenas: São terras doadas por terceiros, adquiridas ou desapropriadas pela União, que se destinam à posse permanente dos povos indígenas. São terras que também pertencem ao patrimônio da União, mas não se confundem com as terras de ocupação tradicional.