Para tratarmos o otohematoma não basta drenar o conteúdo com agulha e seringa, já que podem ressurgir caso não sejam adequadamente drenados. A técnica baseia-se em realizar uma incisão atravésda qual se irá drenar o hematoma e realizar uma limpeza profunda do pavilhão auricular e do ducto auditivo externo.
O otohematoma recorrente pode acontecer devido à falta de correção do fator que o causou ou devido ao tratamento escolhido. Outras complicações são a pericondrite que resulta em necrose, infecção, trauma e fistução, calcificações da cartilagem e obstrução do canal auditivo.
TRATAMENTO HOMEOPÁTICO DE OTOHEMATOMA EM CÃO: RELATO DE CASO A prescrição dos medicamentos homeopáticos baseou-se na lei dos semelhantes, e o tratamento determinado foi Hamamelis virginiana 6CH, Bellis perennis 6CH e Rhus toxicodendron 6CH, por vinte e cinco dias.
Água com sal para otite canina Dissolva uma colher de chá de sal em um copo pequeno de água morna, depois umedeça as orelhas do seu cachorro com a solução. O sal é um excelente antisséptico e será de grande ajuda para tratar a presença de ácaros e fungos atuando assim como uma das opções de remédio para otite canina.
O tratamento normalmente é feito com o uso de medicamentos para reduzir a inflamação, como por exemplo Dipirona ou Ibuprofeno, mas caso seja verificada a presença de secreções, também pode ser recomendando pelo médico o uso de antibióticos. Saiba quais são os remédios mais utilizados para dor de ouvido.
Remédios para Otite externa O tratamento é feito com a orientação do clínico geral ou otorrino, geralmente, com a utilização de remédios tópicos que promovem a limpeza para o ouvido como soro, soluções alcoólicas, além de corticóides e antibióticos tópicos, como Ciprofloxacino, por exemplo.