6. Sabão caseiro com sebo
Derreta o sebo e misture com o óleo. Num balde separado dissolva a soda com 1 litro de água, em seguida misture a soda derretida com o sebo e óleo. Bata bem por uns 15 minutos, adicione o restante da água como o sabão em pó e o desinfetante. Agite bem e em seguida coloque o álcool aos poucos e vá agitando.
Modo de preparo
Se você fritou peixe e sobrou muita gordura, passe por um filtro para reter as impurezas. Pingue algumas gotas de limão e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem com gosto de peixe.
Se colocarmos soda cáustica (NaOH), o sabão fica duro igual ao usado para lavar roupa. Agora, se colocarmos hidróxido de potássio (KOH), o sabão fica mole tipo sabonete, portanto é o sal mais comum em produtos de higiene pessoal.
Mantenha o sabonete longe da água. A água diminui a consistência do sabão e faz com que seja necessário substituí-los com uma frequência muito maior. Evite guardar o sabonete em um local que está sempre em contato com a água, como em um recipiente onde caia água do chuveiro.
1 kg de soda cáustica. O preparo começa com a diluição da soda cáustica em um balde contendo a água. Mexa bem até que o produto esteja totalmente diluído e, então, acrescente óleo aos poucos, seguido da essência. Ao final, despeje na fôrma e aguarde cinco dias para cortar as barras.
Uma forma de tornar o seu produto mais atrativo é apostar nas receitas de sabão de frutas como coco ou limão. Outra opção é oferecer aos clientes o sabão caseiro na versão em pó, que tem ótimo rendimento e pode ser usado tanto para lavar roupas quanto para limpar louças e panelas.
A adição de soda cáustica, assim como de gordura vegetal, acarretam em reações que fazem o sebo se transformar em sabão. O sabão em pedra feito com o sebo de boi tem sua “mágica” da transformação operada pela "soda cáustica" (ou hidróxido de sódio).
A soda cáustica é um sal básico (neutraliza ácidos) muito forte de cor branca. Possui alta capacidade de absorver água. Por reagir com ácidos, é usado na feitura de sabonetes, reagindo com os ácidos graxos presentes nos óleos e manteigas.
A soda cáustica é um produto altamente corrosivo, que funciona em produtos orgânicos. Popularmente, é usada para limpar o chão ou desentupir pias, por eliminar a gordura, mas é preciso cuidado. Ao mesmo tempo que ela ajuda, ela pode causar queimaduras químicas na sua pele ou nos seus olhos ao menor contato.
Após estar diluída em água, a soda cáustica pode ser utilizada para: - limpar ralos e caixas de gordura; - desentupir ralos, canos e vaso sanitário; - auxiliar na remoção de restos de tinta e verniz.
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo.
Por sua propriedade alcalina, a soda cáustica é o oposto químico dos ácidos e por isso consegue neutralizá-los. A reação de neutralização produz a água e o sal. ... Normalmente, pode-se obter isso adicionando um produto químico alcalino do tipo soda cáustica aos efluentes.
Em lesões mais leves, o tratamento conservador feito com pomada de sulfadiazina de prata (que já é um agente bactericida) e óleos hidratantes é suficiente para auxiliar a cicatrização correta. Antibióticos orais só devem ser usados em caso de infecção local mais grave e deverá ser prescrito pelo seu médico assistente.
a) Vinagre: é um ácido, conhecido pelo nome de ácido acético. Ele poderia ser utilizado para neutralizar a base.