A consulta à situação da DAP é gratuita e é realizada através do site do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Clique aqui para acessar). Fornecendo número do CPF ou CNPJ, em caso de DAP jurídica, o agricultor consulta se o documento está ativo, cancelado, expirado ou suspenso.
Declaração de aptidão ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Documento indispensável para que o produtor rural pleiteie o crédito rural com recursos do Pronaf.
É o documento que identifica os Agricultores Familiares e/ ou suas formas associativas organizadas em pessoa jurídica (associações e cooperativas) , aptos a realizarem operações de crédito rural ao amparo do PRONAF, e para acesso às políticas publicas federais, estaduais e municipais (PAA – Programa de Aquisição de ...
Para conseguir a DAP, o agricultor familiar, deve ir até uma entidade credenciada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, levando consigo documentos como CPF e outras informações de seu estabelecimento familiar (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda e endereço completo).
EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE APTIDÃO AO PRONAF A versão on-line não necessita da instalação de nenhum aplicativo no seu computador, basta acessar o sistema pelo seu navegador de internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Chrome e outros), abaixo segue atalho para acesso o sistema de DAP-Web.
O processo para a emissão da DAP é bem simples. Basta o agricultor ir até um órgão emissor autorizado, que são as empresas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural e os sindicatos de trabalhadores rurais. É necessário ter em mãos a carteira de identidade e o CPF.
Para renovar o documento, basta o agricultor ir até um órgão autorizado, que pode ser o escritório da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural mais próximo (Emater) ou os sindicatos de representação da agricultura familiar.
O primeiro requisito para ter o crédito aprovado é ser agricultor familiar, morar na propriedade ou próximo e ganhar até R$ 360 mil por ano. Se preencher esses requisitos, o produtor deve ir à Emater ou ao sindicato dos produtores rurais, pedir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e preencher.
O que posso financiar com o Pronaf Mais Alimentos? Construção, reforma ou ampliação de benfeitorias e instalações permanentes. Construção ou reforma de moradias no imóvel rural. Aquisição de máquinas e equipamentos de provável duração útil superior a 5 anos.
O desconto de veículos novos para produtor rural não é padrão, já que é uma oferta das empresas (venda direta) e não uma isenção de impostos estatais e federais, como é o caso dos carros para PcD. O valor depende de cada fabricante, varia com o tempo e de acordo com o modelo de interesse.
Pelo programa, podem ser financiados caminhões, camionetas com capacidade de transporte de até 750 kg, veículos de transporte de máquinas e equipamentos agrícolas, tratores e colheitadeiras.
O crédito rural da CAIXA financia despesas que vão desde o custeio de cada ciclo produtivo até investimentos em bens e serviços. Seja para melhorar a cultura do alimento ou adquirir máquinas e equipamentos, a CAIXA está presente ajudando a levar a produção mais longe.
As linhas de crédito de custeio financiam as despesas do ciclo de produção em qualquer período da atividade. Além disso, você pode contratar operações de Custeio Digital no aplicativo do BB no seu celular.
Elas variam entre alienação fiduciária, penhor, hipotecas, fianças ou seguros, dependendo da instituição e em conformidade com as regras do Conselho Monetário Nacional. Os juros e encargos relacionados a este tipo de financiamento também variam conforme a instituição fornecedora e seus planos de crédito rural.
- Crédito Custeio Agrícola Banco do Brasil....O maior banco do Brasil, oferece para produtores rurais de diversos tamanhos, agroindústrias e cooperativas, as seguintes linhas de crédito rural:
Nessa linha de financiamento, a Caixa ajuda você e sua família a comprar seu terreno e construir a sua moradia e o seu FGTS pode fazer parte do pagamento. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.