É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca. Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras".
Quando meio, bastante, caro, barato e só exercerem função de advérbio na oração, não sofrerão variação quanto ao número e ao gênero. Estão corretas as concordâncias nominais, exceto: a) A sala e os quartos estavam desarrumados.
Há concordância nominal INADEQUADA em: c) terras e clima desconhecidas; Explicação: Quando o adjetivo está posposto, pode concordar com o termo mais próximo ou com os dois termos.
Quanto à concordância nominal, a única frase errata é: Eles mesmo preencherão a declaração de bagagem.
A frase em que há erro de concordância verbal é: Deve existir problemas nos seus documentos. O verbo "existir" é pessoal. Assim, deveria ser flexionado no plural para concordar com o sujeito "problemas".
Quanto à concordância nominal, preencha as lacunas das frases: (I) Era talvez meio-dia e .......................quando fora preso. (II) Decepção é .............................. para fortalecer o sentimento patriótico. (III) Apesar da superpopulação do alojamento, havia acomodações.............................
Resposta. Resposta: Quanto menos interferências existirem, melhor será.
É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. ... A primeira é a frase correntemente usada na linguagem oral e assim utilizada por subentender um verbo no infinitivo, o qual aliás também pode vir explícito: É necessário ter muita atenção ao atravessar a rua.
Os guardas de trânsito também auxiliam na organização do mesmo. Eles fazem a sinalização em locais que não tem semáforos ou fiscalizam lugares de grande movimento.