Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.
Curativo Aberto O que é : São realizados em ferimentos descobertos e que não têm necessidade de serem ocluídos. Algumas feridas cirúrgicas (após 24 horas), cortes pequenos ou escoriações, queimaduras, etc. são exemplos desse tipo de curativo: * Seco: fechado com gaze ou compressa seca.
Tipo de Cicatrização. As forma de cicatrização podem ser: primária, secundária ou primária tardia. Advém da sutura por planos anatômicos. Na cicatrização primária não há perda tecidual.
O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.
Dependendo da extensão dos danos aos tecidos, as úlceras por pressão são classificadas em quatro fases:
Feridas incisivas ou cortantes – provocadas por bisturi, faca, estilete, etc. Feridas contusas – provocadas por paus, pedras, soco, etc. Feridas perfurantes – provocadas por arma de fogo e arma branca. Feridas penetrantes – o objeto atinge uma cavidade natural do corpo (tórax, abdômen).
Uma ferida traumática é uma solução de continuidade inesperada de tecido na superfície do corpo, associada a lesão mecânica devido a agressão ou acidente. Surge como uma lesão irregular da pele, mucosa ou tecido, com drenagem e perda de soro e sangue, associada a um tecido pouco limpo, sujo ou infetado (2).
Felizmente, na maior parte das vezes, o processo de cicatrização segue o seu curso e depois de um breve período de tempo, a ferida é fechada e o tecido é refeito. Isso é o que se chama de ferida aguda. Todas as feridas, no momento da lesão, são consideradas agudas.
Úlcera é o nome genérico dado a quaisquer lesões superficiais em tecido cutâneo ou mucoso, popularmente denominadas feridas. Nessas lesões ocorre a ruptura do epitélio, de modo a haver exposição de tecidos mais profundos à área rota.
Herpes: a infecção pelo vírus da herpes causa vermelhidão e pequenas bolhas, que podem causar coceira ou ser dolorosas, sendo comuns nos lábios e na região genital; Impetigo: infecção na pele causada por bactérias que causam pequenas feridas que contém pus e formam crostas.
As feridas no nariz podem aparecer devido a diversas situações como alergias, rinite ou uso frequente e prolongado de soluções nasais, por exemplo, sendo essas feridas percebidas por meio do sangramento nasal, uma vez que esses fatores levam ao ressecamento na mucosa.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Cerca de 73% das úlceras de perna são de origem venosa , as feridas podem estar ligadas a uma série de causas, como ferimentos infectados; doenças infecciosas; defeitos de glóbulos sanguíneos, como a anemia falciforme; doenças autoimunes, como a esclerodermia; hipertensão arterial; má irrigação sanguínea da perna ( ...
1 – Lave a lesão com soro fisiológico em jato ou com outra solução específica para limpeza (como Prontosan ou Aquasept). Se possível, aqueça o soro fisiológico antes da utilização. 2 – Posicione a membrana sobre a ferida, cuidando para que ultrapasse 1 cm os bordos da lesão.
É uma infecção superficial da pele causada por bactérias chamadas estreptococos e estafilococos. Também conhecida como piodermite, pereba ou broto. Na maioria dos casos existe uma descontinuidade da pele (lesões de coçadura, picadas de inseto, feridas, etc.) por onde a bactéria penetra.
Um ótimo remédio caseiro para cicatrizar feridas é aplicar uma compressa de calêndula porque esta planta medicinal possui propriedade antimicrobiana que ajuda a desinfetar a ferida e também possui propriedade cicatrizante, que ajuda a reparar a pele.