Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.
Uma receita simples de adubo orgânico caseiro para suas suculentas é o aproveitamento de cascas de ovos, que vão fornecer cálcio para a planta; cinzas de madeiras (produto da queima de lenha ou madeira), como fonte de potássio; e torta de mamona (para o fornecimento de nitrogênio) e farinha de ossos (rico em fósforo).
FERTILIZANTE MINERAL MISTO CACTOS E SUCULENTAS 150g
Você pode comprar o composto já pronto em casas de jardinagem, mas uma dica é picar cascas de frutas, como maçã e banana, e utilizá-las como adubo. Muitas pessoas utilizam um produto chamado NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), conhecido por “embelezar” as plantas e fazê-las crescerem mais rápido.
Como qualquer substrato, o argiloso também tem seus prós e contras. Por um lado, é super fértil, segura o adubo por mais tempo e é rico em matéria orgânica. Por outro, empoça com facilidade, é pesado pra ser manuseado e pode abafar raízes de plantas mais delicadas.
Usando areia numa boa granulometria pode substituir perlita ou isopor.
Fibras vegetais mas a fibra de coco não é um recurso raro na Ásia e é uma alternativa à turfa, enquanto se aguarda a comercialização de outras fibras locais: linho, cânhamo, madeira, argila...
Enquanto a vermiculita possui uma alta capacidade de retenção de água e vai liberando esta umidade à medida que o substrato estiver seco, a perlita apenas retém água em sua superfície e não prejudica a manutenção da umidade, contribuindo ainda mais para que as raízes tenham aporte necessário de água e oxigênio.
Perlita Expandida - PAC 3 - 10mm - 125 L - 12kg
Turfa e Perlita podem ser compradas na Green Power:
A Perlita para plantas é um substrato especial para mesclas com turfa, solo orgânico, inerte, hidroponia entre outros fins. Proporciona maior oxigenação e menor retenção de líquido mantendo os níveis ótimos de temperatura e umidade devido a sua excelente drenagem.
Vermiculita - Fina - 100 Litros
A vermiculita é um substrato ou condicionador com diversas utilidades. Pode ser utilizada pura para germinação de sementes e produção de mudas ou misturada com a terra, para melhorar as propriedades do solo. ... Constitui-se também num elemento condicionador de solos, muito utilizado como substrato.
Vermiculita saco 100 litros r$38,00.
A turfa, usada em recipientes para a produção comercial de plantas, é retirada de ecossistemas úmidos, em proporções consideradas não sustentáveis pelos ecologistas. ... Este pó tem várias qualidades que o recomendam como substituto da turfa e da vermiculita: alta capacidade de retenção de água.
Usar a proporção de 5:1 (Vermiculita: Cimento) com 25% de água sobre o volume da Vermiculita. Espere secar bem (aproximadamente 72 h), e só então aplique nova camada, repetindo o processo até a espessura desejada. Espessura mínima recomendada: 3,0 cm.
2 Em um vaso, cubra o fundo com a vermiculita. 3 Coloque a mistura de terra, areia e húmus Prepare a terra para sua horta. 4 Plante as mudas, deixando espaço recomendado entre as diferentes hortaliças e temperos. Regar durante três dias, mesmo se o vaso for auto-irrigável.
A vermiculita é um mineral semelhante à mica, formado essencialmente por silicatos hidratados de alumínio e magnésio. Quando submetida a um aquecimento adequado a água contida entre as suas milhares de lâminas se transforma em vapor fazendo com que as partículas explodam e se transformem em flocos sanfonados.
Truque 1: vermiculita Ela parece um farelo bem fino ou um pó, super leve. Ao misturá-la ao substrato, a vermiculita faz o papel de acumular a água da rega, mantendo o vaso úmido por mais tempo. Vale colocá-la na terra do jardim e dos canteiros, mas nunca ultrapasse a proporção de 1/3 do substrato.
2) Adicione algum tipo de mineral Os minerais mais indicados para fazer parte da mistura são a Perlita e a Vermiculita. Você pode adicionar ainda algumas colheres de Terra de Diatomáceas, que pode ser aplicada diretamente no solo ou no substrato, já prevenindo contra o surgimento de pragas.
Vermiculita : Cimento : Água = 4 : 1 : 2 (esta mistura quando curada apresenta um peso de aproximadamente 700 Kg/m³). Vermiculita : Cimento : Água = 5 ou 6 : 1 : 2 (para locais sem trânsito)