De modo geral, as principais causas da Guerra Fria foram: todo o contexto da Segunda Guerra Mundial; tentativa de expansão do socialismo como modelo econômico; busca, pelos EUA, de consolidar o capitalismo.
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. ... O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
QUAIS ERAM OS OBJETIVOS DOS EUA E DA URSS NA GUERRA FRIA? A União Soviética tinha, em geral, objetivos mais tangíveis, como o território, enquanto os Estados Unidos tinham objetivos mais intangíveis, buscando estabelecer os rumos gerais da política internacional.
Os grupos de espionagem (CIA e KGB) foram criados na necessidade de se estar sempre um passo a frente de seu inimigo na Guerra Fria (entre EUA E URSS). ... Por sua vez, a KGB tinha o dever de manter unida toda a URSS (já que ela era uma união de países).
Contexto da Guerra Fria Já os Estados Unidos, representava a economia capitalista, pregando que o sistema era a representação da democracia e da liberdade. Os aliados de cada um do vencedores divergiam quanto à solução para manter a segurança no pós-guerra.
Os interesses em conflito podem ser identificados como ideológicos: o socialismo liderado pela URSS e o capitalismo liderado pelos EUA, além das corridas armamentista e espacial.
Esta época ficou assim conhecida porque ambos os países nunca se enfrentaram diretamente num conflito bélico. ... Os Estados Unidos foram os vencedores deste peculiar conflito, pois sua situação econômica era superior à russa.
Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética apaos a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria.
Ditadura militar brasileira
Presidentes militares Ao longo dos 21 anos da Ditadura Militar, o nosso país possuiu cinco presidentes, todos eleitos por meio de eleições indiretas, isto é, sem a participação da população.
Geralmente chefiados por um ditador, os governos militares utilizam-se de seu poder bélico para chegar ao poder. Esta forma de domínio sobre uma nação caracteriza-se como golpe de estado e ocorreu em diversos continentes. ... Outro fator que mantém os opositores longe do poder é a censura.
Resposta. Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. ... Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Os militares que assumiram o poder em 1964 acreditavam que o regime democrático que vigorara no Brasil desde o fim da Segunda Guerra Mundial havia se mostrado incapaz de deter a "ameaça comunista".
Quando entrou o Geisel, o problema dele era o seguinte:'o que é que vão dizer de mim se eu fizer um governo pior que o do Médici? '. Ele tinha sempre que dizer que o carrasco era o Médici. Mas Médici nunca fechou o Congresso, nunca cassou deputado, coisa que o Geisel fez à vontade.
Resposta. Haviam passeatas, desobedecimento de leis, greves, mas nada funcionava, pois o governo era rígido.
Podemos citar algumas formas de resistência à Ditadura que se dão por meio da oposição política, onde opositores tentam alertar e combater legalmente o modelo instituído; há também as manifestações populares e a mobilização da sociedade civil, que juntas conseguem pressionar o governo ditatorial.