O abscesso espinal epidural é um acúmulo de pus no espaço epidural, que pode comprimir mecanicamente a medula. O diagnóstico é por RM ou, se não estiver disponível, mielografia seguida de TC. O tratamento é feito com antibióticos e, algumas vezes, drenagem do abcesso.
Os sintomas de uma infecção na coluna vertebral incluem:
Infecções na coluna geralmente estão associadas à osteomielite vertebral. A osteomielite é a inflamação nos ossos provocada por fungo ou bactéria piogênica (produtora de pus). Essa inflamação também pode afetar a medula óssea e o periósteo (membrana que reveste os ossos).
Infecções da coluna vertebral podem ser causadas por qualquer infecção bacteriana ou fúngica em outra parte do corpo que foi levada para a coluna através da corrente sanguínea. A fonte mais comum de infecções da coluna vertebral é uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, seguida por Escherichia coli.
A dor inflamatória na coluna pode ser provocada por algumas doenças autoimunes. Algumas destas doenças autoimunes intimamente ligadas à dor na coluna vertebral são: Espondilite Anquilosante (EA), Espondilartrite Axial Sem Evidência Radiográfica de EA, Artrite Psoriática e Artrite Reativa.
A osteomielite é uma infecção localizada no osso. As suas formas mais comuns são a osteomielite associada ao pé diabético (já comentada anteriormente) a osteomielite hematógena e a osteomielite vertebral. A osteomielite hematógena ocorre principalmente em crianças ocorrendo mais em ossos longos.
Osteomielite pode levar a complicações de saúde mais sérias, como: Osteonecrose, condição também conhecida como “morte do osso”, causada pela ausência de circulação de sangue dentro do osso. Artrite séptica. Crescimento prejudicado.
Se a osteomielite é crônico (de longa duração), o osso pode, eventualmente, morrer. Os ossos são geralmente resistentes à infecção. No entanto, por vezes, uma infecção bacteriana ou fúngica pode infectar osso, numa das seguintes maneiras: Uma infecção de sangue pré-existente pode espalhar a um osso.
Algumas pessoas têm osteomielite crônica e precisam de meses de tratamento antibiótico. Se uma infecção fúngica for identificada ou suspeita, são necessários medicamentos antifúngicos por vários meses. Se a infecção for detectada em uma fase precoce, em geral não é necessária cirurgia.
Mostrar especialistas Como funciona? Ortopedista. A localização da infecção óssea é determinante para a escolha do sub-especialista. Infecções no pé e tornozelo devem ser acompanhadas por ortopedista especializado nesta área.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores nos ossos são:
Remédios para dor nas pernas