A água evapora na parte superior da panela, retirando parte do calor da panela. Colocar uma tampa reduz a quantidade de evaporação. Por uma razão semelhante, você deve colocar sal na água quando já estiver fervendo.
Em culinária, chama-se redução ao processo de concentração dos sabores e espessamento de um caldo, sopa ou molho, através de uma ebulição lenta. ... Uma variante é a redução de vinagre balsâmico, que consiste na redução simples do vinagre em lume brando até formar uma pasta.
A redução é o processo de ferver o caldo de um refogado, uma sopa ou qualquer outro líquido para deixá-lo com uma consistência mais grossa, além de um sabor mais intenso e concentrado. O truque para fazer reduções na cozinha é cozinhar o líquido por um bom tempo em uma panela destampada.
Uma redução de vinho tinto é um molho feito com vinho tinto, caldo de carne e vegetais aromáticos, muito usado em bifes e assados. Este molho acrescenta sabor e riqueza ao prato, mas o álcool evapora durante seu cozimento. Aqui estão algumas dicas para preparar uma redução de vinho tinto para carnes.
Se você está fritando, assando ou grelhando seu frango, você deve sempre secar com um papel-toalha. Isso evita que o frango cozinhe no vapor enquanto cozinha. Se não estiver seco, liberará mais umidade durante todo o processo de cozimento.
Vinagre e Azeite Prepare uma misturinha com azeite de oliva e vinagre, use 4 colheres (sopa) de azeite para 2 colheres (sopa) de vinagre. Faça uma quantidade suficiente para passar em toda a carne que deseja amaciar. Em seguida, pegue esta mistura e pincele até cobrir toda a carne.
Com a carne, quando ela é lavada, também perde a suculência natural e pode contaminar a sua cozinha (e isso acontece com qualquer carne crua que é lavada). Quando a água corrente respinga em outros alimentos, na pia ou em qualquer outro utensílio, os micro-organismos podem contaminá-los.
Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).
O hábito de lavar carnes cruas, como a do frango e a do peixe, pode trazer riscos à saúde. É que, durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia. “A bactéria que está no frango, você vai cozinhar, você vai matar.
Coloque a carne moida em uma panela e leve-a ao fogo sem temperos ou agua, deixando-a ferver e com uma colher grande procure deixá-la mais separadinha possivel, após 5 minutos, jogue fora toda a agua ou sangue, e tempere a gosto.
Toque na carne e veja a consistência dela. Pressione-a levemente com os dedos e ela deve se separar em alguns pedaços. Se ela estiver grudenta ou com textura pegajosa, provavelmente está podre. Sempre lave as mãos antes e depois de manusear a carne crua, evitando a contaminação do alimento e das superfícies.
Pode parecer impossível conseguir tirar o sal da carne moída, mas tem sim um segredinho culinário para isso também. Basta que você coloque ½ batata descascada no meio da carne moída, coloque um pouquinho de água e ferva por aproximadamente 10 minutos. A batata irá sugar todo o sal de sua carne moída.
Como lavar carne moída
- Manter o produto cru separado dos outros alimentos; - Lavar com água e sabão as superfícies de trabalho (incluindo as tábuas de corte), utensílios e mãos depois de manusear o alimento cru.
Quando dei a receita do Fígado à Milanesa, eu já tinha dado essa dica de deixar os bifes de fígado de molho no leite, isso tira o gosto forte dele e a acidez. ... Depois escorra os bifes (mas não lave) e tempere com o alho amassado e o sal. Deixe no tempero um pouquinho para pegar sabor.
Como temperar a carne para guardar na geladeira Então, coloque apenas um pouco de sal, alho, pimenta do reino e ervas. Antes de temperar, é importante cortar a peça nas porções que você irá consumir e não congelar uma carne que já foi descongelada. Para voltar à geladeira, só se ela já estiver cozida.
Para guardar a carne na geladeira, escolha uma vasilha plástica com tampa ou dentro de um saco plástico bem fechado.
A carne moída crua só fica na geladeira por 1-2 dias . Ignorando o tempo de armazenamento, em relação à cor, a carne marrom é tão segura quanto a carne vermelha.
A carne de sol é tradicionalmente servida como um aperitivo nos restaurantes. Para prepará-la, basta colocá-la em uma bacia coberta com água, deixar na geladeira por cerca de 8 horas e trocar a água pelo menos duas vezes para eliminar o excesso de sal.
Quando armazenado corretamente em um recipiente hermético em local fresco e seco, a carne seca pode durar por até um mês. Na geladeira, a carne seca pode ser armazenada por até 6 meses, e no congelador dura até 1 ano.
Coloque pequena porções (250g) de carne seca em recipiente de vidro ou em embalagem própria para congelamento. Pode ser congelada por até 3 meses no freezer.
Graças à extrema desidratação, ela pode durar até 4 meses em temperatura ambiente, contra os 4 dias da carne-de-sol. Na cozinha, a carne-seca precisa ficar de molho para dessalgar e reidratar. O preparo da carne-de-sol é mais simples.
72 horas
Típica da região Nordeste, a carne de sol é preparada após a adição de uma fina camada de sal ao corte bovino. Depois do processo, a peça é colocada em local coberto e bem ventilado para a secagem.
Enquadram-se nessa categoria, por exemplo, o mel, os cereais (como arroz, farinha e feijão), as frutas secas (como as uvas-passas) e as carnes salgadas (como as carnes-de-sol). Eles são considerados não perecíveis, porque só estragam depois de três a quatro meses fora da geladeira.
Conheça o prazo de validade do charque.