A icterícia é muito comum entre os recém-nascidos. Ocorre quando o nível de bilirrubina no sangue é alto. A icterícia em recém-nascidos é geralmente inofensiva. Ele se recupera facilmente por uma a duas semanas após o nascimento do bebê. Mas se o nível de bilirrubina ainda estiver alto, o bebê deve ser hospitalizado. Existem alguns remédios que se pode tentar tratar icterícia em recém-nascidos. No entanto, deve-se consultar um médico antes de dar a um bebê.
A fototerapia é o principal tratamento para icterícia no bebê e é feita com a colocação do bebê em um pequeno berço onde geralmente fica somente de fralda e é exposto a uma luz especial que estimula a diminuição da bilirrubina no sangue. Além disso, durante a fototerapia, é colocada uma máscara no bebê para proteger os olhos.
Algumas vezes, a icterícia no bebê pode ocorrer devido à reabsorção do sangue durante a melhora de hematomas e de pequenos sangramentos, que podem acontecer após partos difíceis e devido ao uso de fórceps e outros tipos de extratores, por exemplo.
A icterícia fisiológica geralmente ocorre após 24 horas de vida, com um lento desenvolvimento de pele e olhos amarelados, devido a alterações no metabolismo da bilirrubina que normalmente ocorrem em recém-nascidos, não sendo acompanhado de outros sintomas.
Geralmente, o desenvolvimento de pele e olhos amarelados ocorre lentamente ao final da primeira semana após o nascimento e não é acompanhado de outros sintomas. Além disso, neste caso a icterícia tende a melhorar até o final da segunda semana de vida sem tratamento específico.
É normal que um bebê sofra de icterícia ao nascer. Existem vários modos de tratamento que você pode tentar tratar a icterícia em recém-nascidos. Abaixo está uma lista de remédios que você pode tentar tratar a icterícia em recém-nascidos.
O hipotireoidismo congênito é quando a deficiência do hormônio da tireoide está presente desde o nascimento. Embora possa causar poucos sintomas no início, nos casos mais graves, além de pele e olhos amarelados, sintomas como dificuldade de alimentação e sonolência podem ocorrer já na primeira semana de vida. Veja como identificar o hipotireoidismo congênito e seu tratamento.
A icterícia, popularmente chamada de “amarelão”, configura-se quando a criança recém-nascida tem dificuldade em expelir a bilirrubina presente no sangue. A consequência é um aspecto amarelado nos olhos e pele do bebê. Isso acontece porque, durante a vida intrauterina, é a placenta que elimina a substância, então o recém-nascido pode demorar alguns dias para se adaptar e conseguir eliminar sozinho esse pigmento.
Se você não gosta de dar medicamentos ao seu bebê, mas quer aliviar alguns males comuns como as cólicas ou os gases, pode escolher diferentes remédios naturais para isso. Eu te recomendo dar uma olhada nos que conformam a seguinte lista.
O tratamento da icterícia no bebê nos primeiros dias de vida geralmente envolve a realização de fototerapia e, nos casos mais graves, exsanguineotransfusão, para manter os níveis de bilirrubina no sangue controlados e, assim, prevenir o dano que a bilirrubina pode causar ao cérebro.
É um remédio natural de grande eficácia. Busque na sua casa um lugar cálido e que receba a luz solar, onde o bebê tomar sol durante uma a duas horas diárias. O ideal é que o bebê esteja nu, apenas coberto com as fraldas, para que os raios do sol banhem diretamente seu corpo.
Além disso, quando os níveis de bilirrubina estão muito elevados no sangue, sintomas como dificuldade de alimentação, sonolência e convulsões podem ocorrer e indicar complicações graves como o kernicterus. Entenda o que é kernicterus, seus sintomas e causas.
Em caso de suspeita de icterícia no bebê é importante consultar um pediatra para uma avaliação, porque algumas vezes a icterícia pode indicar problemas graves. No entanto, caso sintomas como sonolência e dificuldade de alimentação ocorram, é recomendado procurar uma emergência.
– Faça uma pasta a partir de duas ou três folhas verdes de um mamoneiro; misture meia colher de sopa dela com meia colher de chá de mel e ingira diariamente, por uma semana.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!
Primeiro ferva a água; após desligar o fogo, acrescente as folhas de picão, tapando a panela e deixando descansar por alguns minutos. Coe a seguir. Beba uma xícara quatro vezes ao dia. Gestantes não devem ingerir a poção durante a gravidez, como precaução, pois o feto pode ser agredido.
A icterícia neonatal pode ser prevenida através de orientações no pré-natal e, no caso da incompatibilidade sanguínea, a mãe que tem o fator Rh negativo deve tomar uma dose da vacina de imunoglobulina anti-Rh (Rhogam) na 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto.
Tratamento para amarelão. O tratamento para o amarelão deve ser feito de acordo com a orientação do médico e normalmente envolve o uso de antiparasitários, como Albendazol e Mebendazol, que devem ser usados de acordo com a recomendação, mesmo que não existam mais sinais e sintomas aparentes.
“Amarelão”: doença causada por verme atinge cerca de 740 milhões de pessoas. Também conhecida como “amarelão”, esta é uma doença provocada por vermes nematódeos da espécie Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Estes se instalam no sistema digestivo dos seres humanos e passam a se alimentar do sangue do hospedeiro ...
A pele amarelada pode ser um sintoma de várias doenças do fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo, especialmente se a pessoa apresentar também a parte branca dos olhos amarela, sendo nestes casos a pele amarelada chamada de icterícia.
Ainda há pessoas que possuem uma maior pigmentação natural (melanina) que pode estar presente nos olhos e na pele, o que confere um tom levemente amarelado ou marrom. Nesses casos, a coloração é normal e não está associada ao aumento de bilirrubina no sangue.
O que podem ser os olhos amarelados. Os olhos amarelados normalmente surgem quando existe um acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue, uma substância que é produzida pelo fígado e que, por isso, está alterada quando existe algum problema nesse órgão, como hepatite ou cirrose, por exemplo.
Elas surgem devido à alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos. Fatores como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites mal dormidas agravam o problema.
Sintomas: A maioria dos casos de hepatite B não apresenta sintomas. Mas, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção.
A vermelhidão associada aos olhos vermelhos vem de vasos sanguíneos expandidos na superfície do olho devido a uma inflamação, geralmente de algum tipo de irritação ou infecção. Na maioria das vezes a inflamação que provoca olhos vermelhos ocorre na membrana que recobre o branco dos seus olhos e que reveste a pálpebra.