Para esterilizar os seus potes de vidro basta encher uma panela grande com bastante água, colocá-los dela com a boca virada para baixo (e sem tampa) e levar ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue o fogo. Mas, cuidado!
Você só tem que colocar a água em um recipiente que caiba os vidros e colocar sabão em pó. Mexa bem a água para dissolver o sabão e, assim que fizer espuma, é só colocar os recipientes com os rótulos submersos de um dia para o outro. Eles vão sair sem causar problema algum!
Fervendo os recipientes: este é o método mais comum de esterilizar qualquer pote. Basta ferver potes e tampas por, no mínimo, 15 minutos. Depois deixe-os secar virados com a abertura para baixo, sobre panos limpos. No forno: esta forma de esterilização só funciona para potes de vidro.
Os potes de vidro com tampa de plástico são a forma mais segura de armazenar o leite materno, pois resistem à altas variações de temperatura, podem ser fervidos, ou levados ao congelador.
Para armazenar o leite materno recolhido os melhores recipientes são os de plástico ou, então, descartáveis. Se o leite for congelado, deve-se deixar um espaço no topo do recipiente antes de tampá-lo.
Segundo a pediatra, o alimento pode ser guardado em qualquer frasco com tampa que puder ser esterilizado. “Leite ordenhado não pasteurizado em banco de leite, pode ficar 24 horas na geladeira e 15 dias no Freezer. Todo leite materno aquecido e não utilizado deve ser desprezado”.
Se você precisar transportar os recipientes com leite materno, é preciso utilizar uma sacola térmica com gelo. Coloque os recipientes com o leite congelado dentro da sacola térmica, despeje cubos de gelo e renove-os a cada 24 horas (caso sua viagem seja mais longa que isso).
Para aquecer o seu leite, coloque o frasco ou saco de leite materno num copo, num jarro, ou numa taça com água morna durante alguns minutos até estar à temperatura corporal (37 °C ou 99 °F). Em alternativa, utilize um aquecedor de biberões.
Aquecer o leite materno Aqueça o leite materno, de preferência em banho-maria a uma temperatura de cerca de 37 ° C. Além de ser uma boa temperatura para beber, isso mantém as substâncias protetoras do leite, que não podem ser garantidas no aquecimento realizado no microondas ou no contato direto com o fogo.
Ainda que seja melhor dar primeiro um leite e logo outro, pode ser que seja mais prático misturá-los. O que nunca se deve fazer é substituir a água pelo leite materno na hora de preparar a mamadeira.
Misture em fórmula ou leite materno – Fazer uma mistura do leite de vaca com fórmula ou leite materno, adicionando cada vez mais leite de vaca, fará com que o bebê acostume com o sabor e faça a transição completa. Eventualmente, o bebê vai se acostumar com todos os tipos de leite.