Os escravos chamados "boçais", recém-chegados da África, eram normalmente utilizados nos trabalhos da lavoura. Havia também aqueles que exerciam atividades especializadas, como os mestres-de-açúcar, os ferreiros, e outros distingüidos pelo senhor de engenho. Chamava-se de crioulo o escravo nascido no Brasil.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.
A capoeira Angola diferencia-se da luta regional baiana de Mestre Bimba por possuir maior enfase em características como o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. ... Graças ao esforço de muitos Mestres e pessoas envolvidas com a capoeira.
1 Instrumento de percussão, introduzido no Brasil pelos escravos, de origem banta, constituído por um arco de madeira cujas extremidades se ligam por um fio de metal retesado, acoplado por uma meia cabaça, que serve de caixa de ressonância, presa ao dorso da extremidade inferior; é percutido com uma vareta segura entre ...
Brasil
Vicente Ferreira Pastinha