De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, se houver dados divergentes no requerimento, você deve entrar em contato com a central “Alô Trabalho” pelo número 158 ou no número da Superintendência de seu Estado.
O prazo para análise do recurso varia de 10 a 45 dias.
Você deve acompanhar a situação da análise do recurso no portal gov.br ou pelo aplicativo SINE-Fácil. Escolha a opção “Consultar Seguro-Desemprego”. Se o seu recurso for aceito, você verá as datas de pagamento previstas para cada uma das parcelas.
Caso a sua documentação esteja correta, a primeira parcela do benefício poderá sair em até 30 dias, a partir da entrada do recurso. Porém, se houver algum problema com a documentação e as informações fornecidas para a solicitação do recurso, pode ser que demore um pouco mais ou até mesmo seja negado.
Trabalhadores que sacaram FGTS estão com seguro-desemprego bloqueado; Entenda. ... Com isso, trabalhador terá que entrar com um recurso administrativo para ter os valores depositados em sua conta. Isso vem acontecendo porque, no cadastro do Ministério da Economia, constará mais de uma informação sobre o FGTS do trabalhador ...
Quem aderiu ao saque aniversário fica com FGTS bloqueado? Modalidade não dá direito ao saque do fundo em caso de demissão e isso é motivo de arrependimento para quem optou sem conhecer bem as regras. ... “A partir de 1º de janeiro de 2020, a opção realizada pelo sistemática de saque do FGTS tem efeito imediato.
Resposta: Não. Se optar pelo saque-aniversário, o trabalhador só perde o direito ao resgate do dinheiro do FGTS em caso de demissão, mas continua tendo direito ao saque para compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves e demais casos previstos em lei, inclusive o saque emergencial.
O trabalhador terá direito de cancelar a opção pelo saque aniversário a qualquer hora, porém a alteração na sistemática de saque só será efetivada 2 anos após a solicitação.
Resposta: A partir do momento em que o trabalhador tiver optado pelo saque-aniversário e quiser voltar ao saque-rescisão, terá de esperar dois anos a partir do momento em que comunicar a desistência do saque-aniversário para voltar a ter direito ao saque integral do fundo em caso de demissão sem justa causa.
Como o saque-aniversário não é obrigatório, quem quiser aderir precisa solicitar. A data limite para fazer o pedido é o último dia útil do mês de aniversário de cada um. Se ultrapassar esse prazo, o trabalhador só terá direito ao benefício a partir de 2021.
Veja aqui como cancelar o saque automático do FGTS pelo app da Caixa