Os índios olmecas viviam em áreas quentes e úmidas ao longo da costa do golfo do México, onde hoje se encontram os estados mexicanos de Veracruz e Tabasco, no sul. Eles construíram cidades, nas quais desenvolviam atividades comerciais e uma vida social cheia de rituais cerimoniosos.
As principais civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada de Colombo foram os astecas, maias e incas. Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala.
Na cultura olmeca, o algodão era cultivado e, portanto, era abundante. Por esse motivo, suas roupas eram confeccionadas principalmente com esse tecido. Além disso, as peças utilizadas pelos membros dessa sociedade devem ter como principal característica a leveza, devido ao ambiente em que estavam.
Inovações notáveis. Como a primeira das civilizações da Mesoamérica, os olmecas são creditados, ou especulativamente creditados, com muitas criações, incluindo o jogo de bola mesoamericano, sangria sacrificial e talvez sacrifícios humanos, escrita e epigrafia, e as invenções do zero e do calendário mesoamericano.
Os olmecas eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. As divindades olmecas estavam relacionadas aos animais e as forças da natureza. Possuíam também uma rica mitologia. Um dos principais personagens mitológicos dos olmecas era a Serpente Emplumada.
As Cabeças colossais são enormes representações de cabeças humanas de Ziten esculpidas em monumentais pedras de basalto. ... Existe um monumento complementar, em Takalik Abaj, Guatemala, que é um trono provavelmente esculpido a partir de uma cabeça colossal. Esta é a única cópia conhecida fora do antigo reino Olmeca.
Geralmente eles eram esculpidos em madeira, infelizmente, material perecível. Por este motivo, são raros os que sobraram para serem analisados pelos arqueólogos. Em 400 a.C., La Venta foi destruída da mesma forma que San Lorenzo.
8 – Infelizmente, não existem muitos registros sobre as crenças dos olmecas, mas os arqueólogos conseguiram identificar várias figuras esculpidas em pedra, como o “Dragão Olmeca”, o “Deus do Labirinto” e a “Serpente Emplumada”, por exemplo, que provavelmente eram algumas das divindades que compunham sua religião.
Os Olmecas não chegaram a conhecer a metalurgia,os sacerdotes e os chefes tinham conhecimentos de astronomia e calculavam a duração do ano e do mês com base nos movimentos da Lua. Eles criaram um calendário que lhes permitia saber as melhores épocas para a agricultura.
A sua organização política baseada em reinos de cidades-estado fortemente hierarquizados foi imitada por praticamente todas as civilizações mexicanas e centroamericanas que se lhes seguiram. Os olmecas poderão ter sido a primeira civilização do hemisfério ocidental a desenvolver um sistema de escrita.
Composta por um dos povos mais avançados da época, a economia olmeca se baseava em grande parte no comércio. ... Uma das hipóteses é que o declínio foi resultado de mudanças ambientais, embora há quem acredite que os olmecas tenham sofrido uma invasão.
Os cientistas acreditam que os maias e olmecas se influenciaram mutuamente. Os olmecas não construíram nenhuma das grandes cidades, mas foram organizados e prósperos.
Deuses olmecas As divindades olmecas são representadas em esculturas de pedra, pinturas rupestres e cerâmica sobreviventes. Na maior parte da arte mesoamericana, os deuses são descritos como humanos, mas geralmente são mais horríveis ou imponentes.
Jaguar como símbolo de vitória Incisos nos joelhos e ombros do adolescente estão símbolos de quatro seres sobrenaturais olmecas.
Os jaguares-homens bebés são muitas vezes segurados por uma figura estóica sentada. ... Adicionalmente, tal como muitos outros seres sobrenaturais olmecas, o jaguar-homem é muitas vezes retratado com a fronte rachada, de modo semelhante ao jaguar macho que tem uma rachadura vertical segundo o comprimento da sua cabeça.
Quais são os principais deuses maias?
Os maias foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.). Tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. Os maias são conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas.