A função do meio com nutrientes Ágar Sabouraud é o cultivo e crescimento qualitativo de fungos, como filamentoses, leveduras, espécies de cândidas e fungos associados a infecções artificiais.
A cultura pura de um dado microrganismo é uma cultura de células genética e morfologicamente idênticas. A imobilização das células num meio sólido torna possível a visualização do crescimento em massas celulares isoladas denominadas colónias.
Para obter uma cultura pura podem ser usadas as técnicas de:
➢ Isolamento de um microrganismo: O isolamento consiste na obtenção de uma cultura pura (colônias isoladas de um único microrganismo, separando-o de outros que se encontram no mesmo material). ➢ Finalidades do isolamento: Identificação de um microrganismo.
Meio Diferencial: promove uma mudança na coloração das colônias de bactérias, possibilitando a distinção de vários gêneros e espécies de microrganismos. ... Meio Indicador: possibilita a análise das propriedades bioquímicas dos microrganismos, facilitando sua identificação.
Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.
Significado de Ágar O mesmo que gelatina ou gelose. Nome dado pelos malaios das ilhas de Sonda a toda classe de fucos. Etimologia (origem da palavra ágar).
nutriente ágar tem várias aplicações no laboratório de Microbiologia, e pode ser utilizado para análise de água, alimentos e leite como meio para cultivo preliminar das amostras submetidas à exames bacteriológicos e isolamento de organismos para culturas puras.
Preparação Suspender 28g de pó em 1 litro de água destilada ou deionizada. Aquecer até ferver dissolvendo completamente. Esterilizar em autoclave a 121°C por 15 minutos. Dispensar em placas de Petri.
O ágar-ágar, também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, é semelhante a uma gelatina e é extraído de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas. Sua consistência resulta da mistura heterogênea de dois polissacarídeos: agarose e agaropectina.
Meios de cultura que apresentem agentes solidificantes são apontados como sólido; Os semi-sólidos possuem uma consistência intermediária, já que são compostos com uma quantidade de ágar e/ou gelatina que varia de 0,075 a 0,5 %; Os que não possuem agentes solidificantes e possuem aparência de caldo, são determinados ...
Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais.
O preparo de um meio de cultura para bactérias requer os seguintes materiais: Ágar....
Agar Batata Dextrose: meio utilizado para isolamento, cultivo e contagem (placa) de bolores e leveduras. Meio composto por extrato de batata, glicose e Agar que estimula a esporulação (preparação em lâminas).
Preparação: Suspender 65g de pó em 1 litro de água destilada ou deionizada. Aquecer até ferver dissolvendo completamente. Esterilizar em autoclave a 121°C por 15 minutos. Dispensar nos recipientes finais.
O Agar batata é desenvolvido a partir de batatas cruas, sendo que para produzir o meio de cultura BDA é preciso utilizar 200 kg de batata crua e misturar com 20 gramas de dextrose, além de um litro de água destilada.
O Agar PCA (Plate Count Agar) é um meio utilizado para contagem bacteriana em produtos alimentícios, água e outras amostras de importância sanitária. Característica dos componentes: Caseina Pancreática Digerida, Extrato de Levedura, Glicose, Agar e Água Deionizada.
Uma das técnicas de cultura bacteriana pode ser feita em placas de petri. Antes de inserir os microrganismos para isolamento e cultivo, uma camada fina de gel Ágar é colocada na placa de petri.
- Coloque uma gota de peróxido de hidrogênio a 3% numa lamina de vidro limpa; - Retire um pouco da sua colônia com uma pipeta Pauster previamente esterilizada à chama; - Verifique se libertam bolhinhas (reação positiva) ou não (reação negativa).
A cultura bacteriana consiste em semear o material coletado em meios específicos para isolamento e identificação da bactéria causadora da patologia. Para realização desse exame, o animal deve estar 7 dias sem uso de antibiótico tópico e 15 dias sem uso de antibiótico sistêmico.
A urocultura é feita através da colocação da urina em um meio propício à reprodução de bactérias, chamado meio de cultura.
Forma, Elevação e Margem. Essas três características têm importância fundamental na interpretação do crescimento bacteriano. A colônia das bactérias pode apresentar-se com aspecto circular, irregular, puntiforme, ondulado, achatado, umbilicado, convexo, elevado, em domo, com centro elevado, entre outros.
O Cultivo de bactérias é a promoção dirigida e controlada do crescimento de colônias destes organismos para facilitar o seu estudo.
Semeadura em meios específicos e incubação em atmosfera de anaerobiose. Abscessos fechados, celulite, sangue, punção de seios paranasais, líquido pleural, aspirado transtraqueal, lavado brônquico, líquor, líquido ascítico, urina colhida através de punção supra-púbica, etc.
Esta diferenciação baseia-se na diferente estrutura e composição, nomeadamente no diferente teor lipídico, da parede celular de bactérias Gram positivas e Gram negativas.