Tratando-se de venda a prazo ou a prestação de unidade concluída com pagamento total contratado para o curso do período da venda, o lucro bruto será apurado e reconhecido, no resultado do período, na data em que se efetivar a transação.
Nas compras à vista, o pagamento é feito já no ato da compra, nas operações a prazo, por sua vez, cria-se uma obrigação no Passivo Circulante (PC) para pagamento futuro (conta "Fornecedores ou Duplicatas a Pagar"), conforme condições negociadas entre as partes (comprador e vendedor).
Matemática. Ao realizar a compra de um determinado produto, o consumidor pode escolher pelo pagamento à vista ou parcelado. A venda a prazo é uma grande opção para quem não pode desembolsar o valor total, dessa forma o valor é dividido em parcelas.
O valor de todas as movimentações financeiras de cobranças e pagamentos realizados pelo prestador de serviço devem ser contabilizados. A movimentação de valores recebidos será registrada no ativo circulante, na conta de caixa, bancos ou cartão de crédito, tendo em contrapartida, uma obrigação no passivo.
Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.
Receita Recebida Antecipadamente: É a receita recebida antes da prestação do serviço ou da entrega do bem. Adiantamentos de Clientes: O adiantamento de clientes, por representar uma obrigação da empresa com eles, é contabilizado numa conta do Passivo.
O adiantamento de cliente ocorre quando a sua empresa recebe um adiantamento do cliente por conta do fornecimento futuro de bens e serviços, antes da entrega do produto ou serviço solicitado pelo cliente e da geração da nota fiscal.
A maioria das empresas, por força de Convenção Coletiva de Trabalho, estão obrigadas a pagar, mensalmente, a seus empregados adiantamento salarial correspondente a um percentual sobre o salário nominal. Exemplo: ... PAGAMENTO DE DESPESAS RELATIVAS A VALE-FARMÁCIA, VALE-SUPERMERCADO ETC.
Os vales costumam ser de 40% do salário ou menos, desde que seja acordado com o trabalhador, e o pagamento é efetuado em dinheiro ou depósito entre os dias 15 e 20, como dito.
A previsão legal para o desconto do adiantamento salarial encontra-se no art. 462 da CLT, o qual prevê que: “Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.”
O adiantamento de salário é um recurso oferecido pelas empresas e que costuma agradar bastante os trabalhadores. Ele garante que o dinheiro necessário para o pagamento das contas chegue na hora certa do mês. Entretanto, para que não haja um problema de gestão financeira as companhias devem se organizar.