1 – O pé de jaca é alto Apesar do grande tamanho de seus frutos, a jaqueira é uma árvore de porte ereto, elevada (atinge de 20 a 25 metros), de copa densa e irregular.
A jaca é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. É uma árvore que chega a 20 m de altura e seu tronco tem mais de 1 m de diâmetro. É cultivada em toda região Amazônica e toda a costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro.
Artocarpus heterophyllus
Características morfológicas: Árvore de grande porte, de 8-25 m de altura, de copa ampla e dotada de látex leitoso. tronco robusto, de casca grossa, de 30-60 cm de diâmetro. folhas simples, verde-escuras, brilhantes, ovais, de 15-25 cm de comprimento por 10-12 cm de largura e com a consistência do couro.
atemoia
Fruta-da-condessa (Annona reticulata): Também conhecida como conde, é normalmente encontrada em fundo de quintal. Casca com coloração amarela avermelhada, fruta doce e saborosa, plantada comercialmente em pequena escala, pois a polpa tem textura arenosa.
Fruta-de-conde (pinha ou fruta-do-conde e ata), cherimólia (chirimóia), tem atemóia (híbrido), fruta-de-condessa e graviola.
A atemoia é uma fruta híbrida, nativa de regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia, resultado do cruzamento com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.) e a cherimoia (Annona cherimola, Mill). Ambas pertencem à família das anonáceas, a mesma da graviola. Apesar de ser pouco conhecida, a atemoia é altamente nutritiva.
cherimóia
A graviola é o fruto da árvore Annona muricata, encontrada principalmente em regiões tropicais. É uma fruta de casca verde e espinhosa, cujo aspecto lembra o da jaca, sendo conhecida, em certas regiões do Brasil, como jaca-do-pará. Sua polpa branca é consumida crua ou utilizada em sorvetes, sucos, cremes e doces.
São apontadas três variedades de graviola: Morada, Lisa e Blanca, as quais foram introduzidas pela Embrapa Cerrados em 1981 (Sacramentoe et al., 2003).
O fruto em forma ovalada é muito suculento de coloração verde-escuro coberto de espinhos moles (cerdas). A polpa é branca e cremosa. Seu sabor é descrito como uma combinação de morango e abacaxi com ácido cítrico, notas contrastantes com um sabor cremoso subjacente uma reminiscência de coco ou banana.
Contraindicação do uso da graviola. O consumo da graviola não é indicado para gestantes, pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, já que a acidez da fruta pode causar dor, e pessoas com hipotensão, pois um dos efeitos colaterais da fruta é a diminuição da pressão arterial.
No Ceagesp-SP, a graviola é ofertada entre novembro e dezembro e depois entre março e abril. No período de colheita, ela deve ser feita com frequência, pois os frutos amadurecem rapidamente e em épocas variadas.
Problema pode ter diversas causas. Uma espécie de besouro, parecido com uma mini borboleta, tem provocado queda das flores e impedido o desenvolvimento dos frutos dos pés de graviola que tenho em meu terreno. ... Leve uma amostra das flores, dos frutos e do inseto suspeito de causar os danos no plantio.
PLANTIO: Embora aceite qualquer tipo de solo, devido a seu sistema radicular desenvolvido, a planta prefere os de textura leve, profundos, bem drenados e arejados. Os melhores resultados no cultivo da graviola são obtidos em solos com elevados teores de materia orgânica e acidez corrigida.
A recomendação para o plantio de gravioleira é fazer uma cova de, no mínimo, 40 x 40 x 40 centímetros. Misturar à terra retirada da cova 250 gramas de calcário, 250 gramas de adubo Super Fosfato Simples, 10 litros de esterco curtido, ou outro tipo de material orgânico.
Anonáceas: produção e mercado (pinha, graviola, atemóia e cherimóia).