O Brasil é um país sul-americano e abriga grandes diversidades ambientais e culturais e encanta por sua riqueza natural, com belas paisagens. É o 5º maior país do mundo e o maior da América do Sul, com uma área de 8 515 767 Km² e cerca de 209 milhões de habitantes.
A cidade de São Paulo é a capital do estado mais populoso do Brasil. Com isso, também ocupa o posto de maior capital do Brasil, com mais de 12 mil habitantes.
Além disso, Salvador possui grande notoriedade por sua cultura, música, arquitetura e gastronomia. Grande parte da cultura baiana tem forte influência africana, por isso, é o principal centro da cultura afro-brasileira.
Curitiba, capital do Paraná, surgiu de um ponto de apoio e povoado Bandeirante. A região se desenvolveu ao se tornar uma importante parada comercial entre Sorocaba (SP) e Viamão (RS). Posteriormente, com o frequente crescimento comercial da região, transformou-se em uma região econômica essencial do país.
As 28 regiões metropolitanas, RIDEs e Aglomerações Urbanas com um milhão de habitantes somadas possuem mais de 100 milhões de habitantes, o que equivale a 47,7% da população do Brasil. Entre as principais regiões metropolitanas e RIDES, 20 têm como sede um município da capital, enquanto oito têm como sedes municípios do interior dos estados.
O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,4 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília (3,1 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Fortaleza (2,7 milhões). Dos 17 municípios do país com população superior a um milhão de habitantes, 14 são capitais. Esse grupo concentra 21,9% da população ou 46,7 milhões de pessoas.
“Como a pandemia ainda está em curso e devido à ausência de novos dados a respeito da migração, que juntamente com a mortalidade e fecundidade constituem as chamadas componentes da dinâmica demográfica, ainda não foi elaborada uma projeção da população para os estados e o Distrito Federal que incorpore os efeitos do contexto sanitário atual na população”, explica Minamiguchi
Alguns pontos da cidade são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Além disso, o Rio de Janeiro é muito buscado para eventos internacionais como a comemoração do Ano Novo na praia de Copacabana.
Essa capital possui grande importância histórica por ser uma das primeiras cidades da América e a primeira capital nacional no território brasileiro durante a colonização.
Por outro lado, 67,7%, (ou 3.770 municípios) têm menos de 20 mil habitantes, concentrando apenas 14,8% da população (31,6 milhões de habitantes). Em 2021, pouco mais da metade da população brasileira (57,7% ou 123,0 milhões de habitantes) concentra-se em apenas 5,8% dos municípios (326 municípios), que são aqueles com mais de 100 mil habitantes.
O número de habitantes no país chegou a 213,3 milhões em 2021, segundo as Estimativas da População divulgadas hoje (27) pelo IBGE. O estudo, com data de referência em 1º de julho, leva em conta todos os 5.570 municípios brasileiros, e é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
A cidade foi planejada e construída para ser a capital mineira com fortes influências do positivismo e do modernismo e já foi indicada pela ONU como a metrópole de melhor qualidade de vida da América Latina.
A região representa o maior centro econômico do Brasil e da América do Sul. São Paulo pode ser classificada como a maior cidade do Hemisfério Sul e a 10ª maior de todo o mundo.
Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para saber mais sobre como tratamos os dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade.
Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, localizado no Sudeste brasileiro. A geografia do estado é composta por morros e planícies, cercada pela Serra do Curral.
Municípios
Desde 2013, com a instalação de Mojuí dos Campos, emancipado de Santarém, o Pará possui 144 municípios, sendo Altamira o maior deles em extensão territorial, com quase 160 mil km², área maior que as de alguns estados brasileiros ou mesmo de países do mundo, e Marituba, na Região Metropolitana de Belém, o menor, com ...
O Pará é dividido oficialmente em vinte e uma regiões imediatas: Belém; Cametá; Abaetetuba; Castanhal; Bragança; Capanema; Paragominas; Capitão Poço; Marabá; Parauapebas; Tucuruí; Redenção; Tucumã-São Félix do Xingu; Xinguara; Santarém; Itaituba; Oriximiná; Altamira; Almeirim-Porto de Moz; Breves; Soure-Salvaterra.
Principais cidades O Pará possui 144 municípios, dentre os quais, importantes para a economia do estado são: Ananindeua, Barcarena, Belém, Castanhal, Capanema, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Salinópolis, Tucuruí, e Santarém.
Mesorregião do Sudeste Paraense
Os locais atingidos são: Marabá, Itupiranga, São João, São Geraldo, Palestina, São Domingos, Brejo Grande, Eldorado, Curionópolis, Sapucaia, Xinguara, Redenção, Pau D`Arco, Cumaru, Vila Casa de Tábua, Conceição do Araguaia e Água Azul Do Norte.
Belém (Pará)
354 anos
1661 - 22 de junho: Padre João Felipe Bettendorf instala missão na aldeia dos Tapajós, dando origem à cidade de Santarém. 1697 - Inauguração da Forte dos Tapajós.
Em 1661, os jesuítas começaram a catequisar os índios da região, onde foi criada a missão da aldeia dos Tapajós que enviou o padre João Felipe Betendor, que deu origem ao município de Santarém em 22 de Junho de 1661. Em 1758 os jesuítas foram expulsos do local e a região foi elevada à Vila de Santarém.
1758
Ainda hoje esta cidade portuguesa chama-se Santarém, e foi daí que Mendonça Furtado tirou o nome para a nossa Santarém, como uma homenagem dos portugueses que fundaram a vila à cidade lusitana do mesmo nome. Nome este, dado à aldeia dos Tapajós quando esta foi elevada à categoria de vila em 14 de março de 1758.
Primeiro bairro de Santarém, a Aldeia dos Tapajós, nome de fundação da cidade feita pelo Padre João Felipe Bettendorff em 22 de junho de 1661, ficava onde hoje está o mercado modelo, na Praça Rodrigues dos Santos.
Bettendorff
Em 1626, dá-se a chegada dos novos habitantes na região: Degredados cariocas. O Começo da povoação de Santarém foi marcado pela luta de terras entre índios e integrantes do Comando Vermelho.
As expedições militares dos conquistadores portugueses no século XVII trouxeram missões religiosas e colonizadores para a Amazônia. Em 1758, a aldeia de Tapajós foi elevada à categoria de vila com a denominação de Santarém, mesmo nome de uma cidade lusitana.
Também são chamados de mocorongo os indivíduos naturais ou que vivem na região do Rio Tapajós, além daqueles que nasceram na cidade de Santarém, no estado do Pará.
Santarém (Pará)
Significado de Mocorongo substantivo masculino [Regionalismo: Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo] O mesmo que caipira.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Após vários confrontos armados entre os ocupantes brasileiros e tropas bolivianas, além de assinaturas de alguns acordos referentes à legitimidade desse território, o Brasil, em 1903, através da assinatura do Tratado de Petrópolis, adquiriu a região do Acre através do pagamento para a Bolívia de 2 milhões de libras ...