Carioca não fala OI, fala COEH; Carioca não fala vai, fala mete o pé ou vaza.
Esta é uma gíria do Rio de Janeiro, usada quando se quer confirmar ou concordar com algo.
Cria é uma gíria bastante comum de ser escutada, principalmente pelos jovens e nas redes sociais, para definir um lugar de onde você é. No Sul do Brasil, cria é uma forma de dizer que você é filho(a) de alguém, uma vez que a palavra vem de "criação".
E coloquem o blog dela entre os favoritos....Um dicionário para carioca e paulistas.
Este sotaque está muito ligado ao lusitano, apresentando características como o “s” chiado e as vogais abertas em palavras como “também”. Se você gostaria de aprender o jeito carioca de falar, precisará trabalhar a cultura local, representado pelas gírias e expressões e a pronúncia das palavras.
O sotaque carioca, mais particularmente o s chiado ao final da sílaba, é uma herança direta do português de Lisboa, já que a corte portuguesa veio em grande contingente para o Rio de Janeiro, em 1808, e a cidade se tornou capital da República em 1889.
Que o carioca é o sotaque oficial do Brasil (nem que seja na língua cantada e cênica) a gente já sabe mas e como a gente faz para explicar algumas de nossas muitas gírias a quem não teve a sorte de pertencer à Cidade Maravilhosa.
7 DICAS PARA NEUTRALIZAR O SOTAQUE!
adjetivo Que se comunica em duas línguas: funcionário bilíngue. Que ensina dois idiomas de maneira simultânea: colégio bilíngue. Escrito ou composto em duas línguas: panfleto bilíngue. ... substantivo masculino e feminino Pessoa que se comunica em duas línguas ou fala dois dialetos de um mesmo idioma.
1 Por educação bilíngue estamos nos referindo à escola de educação básica para alunos surdos, em que duas línguas são trabalhadas: a Libras e a Língua Portuguesa, sobretudo, na sua modalidade escrita. ... pensar a surdez como deficiência ou não, o que permitirá discutir a inserção do surdo na educação inclusiva.
Os projetos educacionais bilíngues servem para trazer para dentro da escola o que há de mais atual e eficiente no ensino de outros idiomas, e possibilitar que os alunos adquiram fluência sem ter que frequentar outra instituição.