Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...
A gestão é hierárquica, o currículo é prescritivo e o resultado é mensurável por provas padronizadas. É também contraditória a proposição que desde a LBD de 1996 indicou o projeto político pedagógico como instrumento legítimo da autonomia didático-pedagógica das escolas.
O DCBR é o documento curricular referencial da Bahia que envolve uma série de diretrizes a serem seguidos pelos currículos das escolas da Bahia para o melhor aproveitamento do ensino. ... Assim, a política do currículo é importante na medida em que ele dá a base do ensino e unifica os currículos.
O currículo consiste em transformar o impreciso em conhecido, e tal fato, envolve um ensino-aprendizagem qualitativo. O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola.
Como dissemos, o currículo escolar pode ser adaptado, ou seja, construído ao longo do período letivo com o objetivo de atender às necessidades dos alunos e ao Projeto Político-Pedagógico da escola. Ele é de extrema importância no processo de aprendizado, pois norteia o trabalho dos educadores.
Questão 2 Quando tratamos sobre o currículo é importante admitir que o conhecimento, fruto da realidade socia. concreta e historicamente condicionada, não se efetiva se não houver a transposição para além das. aparências, ou seja, para compreensão da realidade.
O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.
152) define currículo narrativo como um processo, um percurso a ser realizado por um grupo de professores e estudantes no contexto escolar. O autor explicita que o “aprendizado narrativo ocorre durante a elaboração e a manutenção contínua de uma narrativa de vida”.
Currículo Prescrito É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente.
Denomino aqui por currículo vivido as ações da prática docente, vivenciadas e experienciadas no percurso formativo, as quais vão além do que está estabelecido ou prescrito.
No currículo é instaurado um conhecimento de caráter científico, objetivo e indiscutível, portanto legítimo, como se espelhasse a realidade e não uma visão de realidade. Ele é resultado das disputas pelo poder, apresentando modos de pensar e de produzir o mundo, construindo hegemonias.