Na camada superficial encontramos os músculos tríceps sural (gastrocnêmio e sóleo) e plantar. Na camada profunda encontramos os músculos poplíteo, flexor longo dos dedos, flexor longo do hálux e tibial posterior. O músculo gastrocnêmio (cabeça lateral e medial) faz parte do tríceps sural.
Este artigo irá abordar a anatomia, função no sistema muscular e importância clínica dos três músculos localizados no compartimento posterior profundo da perna.
Os músculos superficiais são o gastrocnêmio, o sóleo e o plantar (que juntos formam o tríceps sural). A camada profunda consiste de muitos mais, sendo eles o poplíteo, o tibial posterior, o flexor longo dos dedos e o flexor longo do hálux.
Significado de Perna substantivo feminino Parte dos membros inferiores (no corpo humano) compreendida entre o joelho e o pé. (O esqueleto da perna é formado da tíbia e do perônio.). O membro inferior inteiro. Cada um dos membros locomotores dos animais.
Aprenda a memorizar já os principais músculos do corpo humano
O músculo sartório é um músculo oblíquo em forma de faixa. É o músculo mais longo do corpo, cruzando obliquamente a coxa de lateral para medial enquanto desce até ao joelho.
São elas: Anatomia sistêmica: estuda o sistema digestório (digestão), sistema respiratório (respiração), esquelético (ossos), muscular (músculos), cardiovascular (coração), endócrino (produção de hormônios) e demais sistemas. Anatomia Regional ou topográfica: é o estudo em regiões como tórax, abdômen e demais.
O corpo humano é dividido em três partes: cabeça, tronco e membros.
MENU
A anatomia humana é a área da ciência que estuda o corpo humano de maneira macroscópica.
O estudo da estrutura dos organismos vivos é um conhecimento necessário para várias profissões, como Fisioterapia, Biomedicina, Educação Física, Engenharia Biomédica, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas, Quiropraxia, Odontologia, Farmácia, Psicologia.
Anatomia sistêmica: estuda os sistemas do corpo humano. São os sistemas digestórios, (digestão), esquelético (ossos), sistema respiratório (respiração), cardiovascular (coração), muscular (músculos), endócrino (produção de hormônios) e outros.
Normalmente, ao estudar-se anatomia humana no Ensino Fundamental e Médio, o foco maior é dado à anatomia sistêmica. Os sistemas estudados, em geral, são: tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor. Veja um pouco mais sobre eles a seguir.
Define-se Anatomia Sistemática como uma linha de pesquisa que procura estabelecer as relações de parentesco entre táxons por meio de estudos anatômicos, através da metodologia da Sistemática Filogenética.
Variações anatômicas são diferenças morfológicas entre elementos que compõem um grupo humano. Pode ser externamente ou em qualquer sistema do organismo sem que traga prejuízo funcional ao indivíduo.
Na anatomia humana, o termo variação anatômica se refere a uma estrutura anatômica não-patológica que é diferente do que é observado na maioria das pessoas. a estrutura e a arquitetura ou características morfológicas dos animais não são padronizadas,ocorre uma variação.
Normalmente a variação anatômica sofre influência do sexo, da raça, idade e biotipo. A anomalia, no entanto, se trata de diferenças morfológicas resultantes de mutação do DNA que a um prejuízo funcional ao indivíduo, como os gêmeos siameses e a hipertricose.