Lubrificação é o processo ou técnica utilizada na aplicação de uma camada chamada lubrificante com a finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento relativo separando-as parcialmente ou completamente.
O objetivo da lubrificação é reduzir o atrito, o desgaste e o aquecimento de componentes de máquinas que se movem uns em relação aos outros. Um lubrificante pode ser qualquer substância que no momento que for colocada entre as superfícies que se movem, alcança os objetivos mencionados.
A lubrificação hidrostática é essencialmente uma forma de lubrificação hidrodinâmica em que as superfícies metálicas são separadas por uma película completa de óleo, mas em vez de serem autogeradas, a pressão de separação é fornecida por uma bomba de óleo externa.
Confira os passos para construir um plano de lubrificação preventiva na sua empresa!
Muitos rolamentos devem ser relubrificados com pequenas quantidades de graxa entre os intervalos de lavagem. A melhor forma de fazer isso é com uma pistola graxeira de baixa pressão. Se as vedações estiverem em boas condições, a quantidade de graxa é pequena e a aplicação esporádica.
QUANTIDADE DE GRAXA A SER COLOCADA NO MANCAL:
O melhor tipo de graxa para rolamento é aquele que atende os fatores de aplicação. Apesar de existirem tipos especiais, como a graxa azul de alta qualidade para aplicações de rolamentos, deve-se escolher o tipo adequado conforme a aplicação do rolamento ou mancal, por exemplo.
A lubrificação do ventilador deve ser feita pelo óleo sintético produzido em laboratório. Este óleo é usado para aumentar a vida útil dos componentes. Sua função é lubrificar, proteger do desgaste, limpeza e gerar refrigeração.
Por que não usar qualquer óleo Muitas pessoas acham que na lubrificação de um aparelho pode ser usado qualquer tipo de óleo o que não é correto. No local do aparelho onde há muita caloria e se usa óleo deve ser usado o óleo próprio para altas temperaturas.
Caso o motor não funcione como deveria ou esteja obstruído, o ventilador pode não funcionar apropriadamente. A manutenção regular do motor, tal como limpá-lo e passar óleo, evitará que falhas ocorram.
A maioria dos modelos pode ser lubrificada presa ao teto. Apenas diante da impossibilidade de acessar a entrada de óleo é que você deve desinstalar o dispositivo — o que pode ser complicado mas necessário em ventiladores com rolamentos fechados.
O Óleo lubrificante Singer é um composto finíssimo de óleos selecionados, que garante maior ação penetrante, lubrificação e conservação mais duradouras. ... Por sua alta qualidade e tradição, é o mais consumido óleo lubrificante para usos diversos.
O Óleo lubrificante Singer é um compost ultrafino de óleos selecionados, que garante maior ação penetrante, lubrificação e conservação mais duradouras. Seu uso frequente evita desgastes nas máquinas de costura e, por sua alta qualidade e tradição, é o mais consumido óleo lubrificante para usos diversos.
Como criar um substituto para o óleo de máquinas
Qual a composição do Óleo Singer? O óleo Singer é composto de derivados de petróleo e não possui aditivos. Sua formulação é fundamentalmente de óleos minerais básicos de primeiro refino, de origem parafínica.