Essa ferramenta estratégica de gestão empresarial consiste na abreviação de “saúde, meio ambiente e segurança” e, atualmente, é muito usada no Brasil com o intuito de lidar com a sobrevivência da corporação, minimizando suas perdas financeiras e humanas.
QSMS-RS é a sigla para o sistema de gestão que integra as áreas de Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social na condução de uma empresa.
Principais atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho Identificação de riscos de acidentes pessoais, materiais e ambientais. Implementação de ações corretivas. Análise de acidentes e doenças de trabalho e recomendação de ações para prevenção. Planejamento e execução de programas de treinamento de segurança.
Elabora e orienta atividades de segurança do trabalho e preservação física dos funcionários em empresas, construções e instalações industriais. Inspeciona equipamentos e condições de trabalho, investiga e analisa causas de acidentes para eliminar riscos.
Responsáveis legais pela fiscalização da Profissão O CONFEA não tem autoridade legal para a fiscalização das atividades profissionais do Técnico em Segurança. O Brasil é o único País no mundo onde a Resolução de uma autarquia é hierarquicamente superior a um Decreto Federal.