O Modelo de Oferta e Demanda Ora, a mudança na variável exógena modifica o valor da variável endógena (P e Q). A renda mais elevada proporciona mais consumo. Ou seja, ao mesmo preço, mais bens são consumidos.
Já as forças endógenas provocam mudanças em virtude da necessidade criada. Exemplo: as decisões e atividades internas, as demandas de novos processos e tecnologias, de novos produtos ou serviços, as exigências dos colaboradores e sindicatos, que acabam por criar uma necessidade de mudança na organização.
Com as constantes alterações de preços, o consumidor será sempre afetado pelo preço que desembolsará pelo produto. Entretanto, quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta: b)Uma oferta inelástica.
Contudo, existem produtos que têm um impacto diferenciado em sua demanda devido à variação em seu preço. ... Quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta: a) Oferta elástica.