O coxão duro é uma carne de primeira, com longas e rijas fibras, e gordura localizada na parte externa. ... É usada para o preparo de carnes recheadas, cozidos e assados de panela e rosbifes. Coxão mole. O coxão mole é constituído por fibras curtas e macias, com nervos e gordura.
Enquanto o coxão duro é o músculo da perna do animal, a picanha fica na parte de cima. O coxão duro tem esse nome exatamente pela força que faz e, consequentemente, torna-se uma parte enrijecida. A região da picanha não é muscular, não faz força nenhuma e, consequentemente, é mais macia!
Coxão duro – Também conhecido como coxão de fora, chandanca, posta vermelha, perniquim, lagarto plano, lagarto chato, lagarto vermelho, chã de fora e lagarto atravessado. Pode ainda ser chamado de cuadrada (espanhol), gîte a la noix (francês) ou flat (inglês).
Para manter a carne macia cozinhe o coxão duro rapidamente no fogo alto, como em uma grelha ou frigideira. Ou então, prefira prepará-la lentamente em líquidos, como molhos de tomate ou à base de bebida alcoólica (cerveja, cachaça ou conhaque). Deixe o corte marinar no suco de abacaxi.
Basta juntar vinagre, sal, azeite, algumas gotas de limão e temperos a gosto —nesse caso o limão e o vinagre, com sua acidez, agem amaciando a peça. Para cada 1 kg de carne de segunda, coloque ½ copo de vinagre. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes do preparo.
Uma das maneiras de amaciar a carne é deixá-la de molho. Isso pode ser feito com uma mistura de sal, limao, suco de laranja e refrigerante à base de cola, com caldo de abacaxi ou com leite de folhas de mamoeiro. O tempero só deve acrescentado depois do molho, já na hora do preparo.
Outra boa ideia é derramar a marinada aos poucos (como é o caso do limão, que você pode só espremer em cima da peça) de forma que ela adentre melhor nos pequenos furos da carne; Obs.: No caso do vinho, o ideal é aplicar os temperos antes (esfregando com a mãos mesmo) e, depois, derramar a bebida sobre a peça de carne.
Deixe a carne marinando por uma hora ou mais. O ideal é deixá-la marinando por uma noite inteira, mas uma hora é suficiente para amaciar o frango. Basta colocar a carne em um recipiente e cobri-la com o líquido (iogurte ou leitelho). Feche o recipiente e leve à geladeira.
Corte a peça em bifes grossos ou apenas faça grande cortes na carne, sem separá-la. Coloque-a em um recipiente e acrescente o sal em toda a peça de carne. Quando terminar, bata um pouco a carne e retire o excesso. Coloque a carne em um recipiente com tampa e leve à geladeira por pelo menos 7 horas.
Antes de tudo, lave a peça de carne em água corrente por alguns minutos. Se a peça não estiver cortada e você não quiser cortá-la toda, divida a carne em pelo menos três pedaços grandes e comece a lavar bem. Agora, coloque as tiras em uma bacia, cubra a carne com água e leve à geladeira.
2- Método “urgente”
Chegou à conclusão de que era pura química dos alimentos. Como o sal que está na carne seca é bem fraco, devido ao tempo, o sal novo com todas as suas propriedades "chama o sal da carne para água". E aí da-se a mágica química.
Basta que você coloque ½ batata descascada no meio da carne moída, coloque um pouquinho de água e ferva por aproximadamente 10 minutos. A batata irá sugar todo o sal de sua carne moída. Se for uma receita maior, coloque duas metades de batata e prontinho. Seu prato estará a salvo!
Passo a passo: Primeiro, por 10 minutos, coloque o alimento dentro de uma vasilha e deixe-o embaixo de um fio de água corrente. Depois disso, escorra o líquido e coloque a carne em uma panela com água até cobri-lo. Coloque 3 colheres (sopa) de sal para cada 1kg do alimento e leve a panela ao fogo médio.
“Sal na tampa?” — isso mesmo! Para isso, basta tampar a panela na qual está o seu ensopado ou outro prato salgado, e, enquanto está cozinhando, colocar sobre a tampa um pouco de sal seco em forma de círculo. Isso fará com que esse sal absorva a umidade e o sal em excesso.
Modo de Preparo
Para dessalgar: água quente ou água gelada Para dessalgar com água quente é preciso colocar a carne numa panela e cobri-la com água. Após 10 minutos fervendo, é preciso jogar essa água fora e repetir o processo duas vezes.
Tire a pele da linguiça e corte-a em rodelas. ... Quando estiverem murchas, retire-as e coloque sobre a linguiça.
Defumar linguiça agrega aroma e sabor diferenciados à carne. Sem falar que “o processo de defumação aumenta a durabilidade do produto, pois garante sua maior conservação. Há o método caseiro de defumação, no fogão a lenha, ou ainda o método industrial com banho de imersão em fumaça líquida.